EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 4 A 10 DE JULHO DE 2016)

EM CONSTRUÇÃO 

(Esta nota será colocada durante o fim de semana duas vezes ao dia, à medida que vai sendo actualizada.)

Ver EPHEMERA – NOTÍCIAS DAS SEMANAS (JULHO DE 2016) – SUPLEMENTO DA BIBLIOTECA

EDITORIAL: O EFÉMERO NO EPHEMERA

Este cartaz diz “Loi Travail Dictature du Capital”, mas essa inscrição é quase ilegível. Não foi escrita com tinta foi gravada com um objecto cortante, uma faca, um canivete, num pedaço de cartaz. Para se ver alguma coisa tive que o manipular digitalmente, o que faz com que a cor inicial se tenha perdido. Foi usado ao pescoço na manifestação contra a Lei do Trabalho em Paris no dia 14 de Junho de 2016 e é um perfeito exemplo do material mais artesanal que é trazido pelo seu próprio “criador” para exprimir o seu protesto na rua. No ARQUIVO / BIBLIOTECA existem exemplares portugueses do mesmo tipo, – feitos em casa, artesanais, com palavras de ordem ou frases algumas vezes não compreensíveis. Não são matéria “nobre” que alguém recolha, nem os arquivos do estado, nem das instituições envolvidas  nas acções e protestos onde eles foram usados. São completamente efémeros, mas exactamente por isso revelam o tempo muito melhor do que a propaganda muito profissional, direitinha, sensata, politica e sindicalmente correcta. Mas nós estimamos  muito este tipo de materiais. Quando se quiser fazer a história dos nossos tempos, eles revelarão o seu valor.

*

NOTÍCIAS DO ESPAÇO DO EPHEMERA NA LER DEVAGAR

Logo Ler Devagar

Esta semana estaremos lá a trabalhar, a receber os Amigos do Ephemera, e as entregas de material para o ARQUIVO.

HORÁRIO:

TERÇA-FEIRA, 12 DE JULHO , DAS 17 ÀS 19 HORAS.

QUINTA-FEIRA, 14 DE JULHO , DAS 17 ÀS 19 HORAS.

DIMENSÃO

Estão publicados 15.320 artigos e 73 páginas no EPHEMERA.  2.779.415 visualizações, 433 seguidores no blogue, 3408 “gostos” no Facebook, e 3068 seguidores no Twitter.

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a M. J. Tadeu.  Maria Faustino, Miguel Baltazar, entre outros. (em breve).

*

Copy of IMG_3328

Agradeço à direcção do Sindicato dos Estivadores pela oferta que fez ao ARQUIVO / BIBLIOTECA de um conjunto de materiais relativos aos recentes conflitos sociais, incluindo cartazes, autocolantes, pins, panfletos, t-shirts, etc. quer nacionais, quer internacionais.

*

Agradeço às nossas amigas da UMAR, com quem temos um acordo de cooperação, o envio de um vasto número de panfletos e jornais que vão permitir completar muitas pastas dessa organização.

*

Agradeço mais uma vez a Jorge Henriques que semanalmente envia um fluxo regular de livros, revistas, jornais, panfletos, objectos, etc.

CURIOSIDADES: A PRIMEIRA ENTRADA DO GANA 

GENERAL AGRICULTURAL WORKERS UNION (GAWU)

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply