EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 16 A 22 DE JANEIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO 

*

AMANHÃ NO PORTO

NÚMEROS

4461 no Facebook dos Amigos do EPHEMRA.

3543 seguidores no Twitter

613 seguidores do blogue.

20-de-janeiro-de-20171

Visitantes de todo o mundo. Brasil, EUA, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Angola…

*

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO,  e OBJECTOS  (a mais avançada)  e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS  e na ICONOGRAFIA nos  CARTAZES Centenas de cartazes nacionais e estrangeiros já foram publicados. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências.

Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira,  e outros (em breve.)

*

This slideshow requires JavaScript.

Agradeço a todos que, em Lisboa, no Porto e em Nova Iorque, documentaram as marchas das mulheres contra Trump e tenho a certeza que os envios ainda não acabaram. Agradeço a Joaquim Matos, Carmo Matos, Bernardo Gouveia, Rita Maltez, Cecília Gama, Maria João Tadeu, e Pedro Ferreira,  as centenas de fotografias e filmes que recolheram, assim como panfletos, cartazes, e outro material que irá sendo publicado em breve.

*

img_5834

Agradeço a João Salgado a oferta de um conjunto de panfletos e publicações.

*

Agradeço a Luís Júdice e a John Rosas Baker as contínuas contribuições que, nos últimos anos, deram ao Arquivo e que recentemente culminaram em mais uma oferta.

mpt_bandeira

Esta bandeira do MPT nunca foi produzida. é uma amostra ( John Rosas Baker).

*

scanner_20170120-5

Agradeço a Adelino Gomes a oferta da pasta do 4º Congresso dos Jornalistas, com toda a documentação da reunião.

*

Agradeço a António Sousa Lara a oferta de uma vasta documentação relativa aos últimos anos de Marcelo Caetano no Brasil, incluindo documentos pessoais, documentos da sua vida financeira , alguma correspondência pessoal e todo o processo do seu óbito, incluindo as relações de bens  e a correspondência da família com o seu advogado brasileiro.

*

img_3654

Agradeço a Bernardo Gouveia, o nosso novo voluntário, o bom trabalho que fez na recolha de materiais publicados em  COMISSÃO DE UTENTES DOS TRANSPORTES DE LISBOA – VIGÍLIA (LISBOA 18-01-2017). Há mais material a publicar em breve com origem nesta vigília.

*

cartazluta

Agradeço ao Luís Pinheiro de Almeida mais uma série de envios, alguns que correspondem ao espírito da Rapid Response Collection .

*

scanner_20170120-2

Agradeço a Sofia Pinto Ribeiro, a nossa amiga de Macau, o envio de um conjunto de gravuras vietnamitas.

*

Mais em breve.

*

CONTINUA O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

Site  com material que não foi usado no filme.

*

“Eu vi o filme da TVI sobre o seu arquivo e tenho um amigo que gostaria de lhe dar os papéis de seu pai que foi preso político e da oposição”…Esta é uma das muitas frases com que sou interpelado na rua, por email, através de recados de amigos de amigos de amigos e mostra bem o impacto do filme. Houve,, como seria de esperar, um surto de visitas ao blogue e ao Facebook, de “gostos”, de assinaturas, de ofertas de material, de novos voluntários, de pessoas que querem arranjar espaço e oportunidades para as actividades locais do EPHEMERA. Foi tanta coisa em tão pouco tempo, que a todos peço desculpa pela morosidade da resposta, mas tudo e todos serão respondidos.

*

À MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES (1924-2017)

img_5280

Estamos a recolher todos os materiais, fotografias, objectos, documentos, histórias, textos, relativos ao funeral de Mário Soares, pelo que fazemos um apelo aos nossos amigos e leitores para nos enviarem tudo o que tenham disponível sobre esse evento. Em complemento, continuaremos durante uma semana a publicar material inédito ou de difícil acesso sobre a vida e obra de Mário Soares.

*

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

copy-of-ccf10012017_0031

No espaço do EPHEMERA na LER DEVAGAR, tem havido um fluxo considerável de ofertas e de trabalho voluntário. Aí continuam os trabalhos relativos a uma primeira organização do arquivo a que chamamos “Santos Pousada”,  por ter vindo de uma casa na Rua de Santos Pousada no Porto. Trata-se de um vastíssima correspondência familiar e comercial, durante quase todo o século XX centrada em Alberto Soares Ribeiro, comerciante do Porto. A correspondência dos membros da família em Portugal, no Brasil e em Angola abrange milhares de cartas e trata não só das actividades comerciais de vários dos seus membros (no ramo dos tecidos e das malhas), como impressões sobre os eventos da época e os interesses de cada um dos correspondentes. Um exemplo, é a participação de um dos membros da família no Brasil em grupos espíritas. Embora seja ainda cedo para ter uma ideia mais detalhada do interesse global do arquivo, vários núcleos de correspondência e algumas cartas individuais têm bastante interesse.

 Publicações espíritas brasileiras enviadas para Portugal.

22-de-janeiro-de-2017

Fragmento de uma carta enviada de Nova Lisboa em 1946.

Corações…

*

EM LISBOA

EXPOSIÇÃO SOBRE AS ELEIÇÕES AMERICANAS DE 2016  NA ESCS (JANEIRO A MARÇO DE 2017)

ccf09012017_0046

20-de-janeiro-de-2017

 

NO DIA 26 DE JANEIRO ÀS 17 HORAS HAVERÁ UMA NOVA VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO ASSOCIADA A UMA REUNIÃO DA FULLBRIGHT NA ESCS

Veja-se notícia na Sábado, no Público, no Observador, na TSF, e no site da ESCS.

Passou às 17 e 19:00 na SBSR em  90.4 FM ou aqui http://sbsr.fm/.

*

COLECÇÃO EPHEMERA

Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da  FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .

A anunciar em breve.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply