EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 20 A 26 DE FEVEREIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO  / EM ACTUALIZAÇÃO

A newsletter semanal passa a estar fixa até domingo para impedir que haja quebra de ligações feitas no Facebook ou noutras páginas sempre que é actualizada.

A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.

copy-of-efemeros

OS MEIOS DE AGITAÇÃO

“É verdade que no passado os meios de agitação utilizados pelos libertários não diferem tecnicamente dos de qualquer outra corrente operária. O jornal, o livro, o opúsculo, o comício, a conferência e, mais raramente, o cartaz eram por assim dizer os meios comummente empregados. Havia diferenças, bem entendido, mas mais de utilização do que de qualidade. Ao passo que nos nossos dias a desigualdade técnica se tornou quase incomensurável. Os partidos «operários» dispõem de grandes casas editoras, de sofisticadas tipografias, de órgãos de grande tiragem; empregam especialistas de marketing, investem somas colossais na autopromoção publicitária, através do cartaz luxuoso, do postal ilustrado, de infindáveis autocolantes, de programas radiofónicos e televisivos. O objecto de propaganda destinado à comercialização intensiva é estudado de molde a exercer um efeito de atracção irresistível junto do consumidor. Formas, grafismo e iconografia de cinzeiros, porta‐chaves, esferográficas, carteiras de fósforos, galhardetes, camisolas, garrafas de vinho e por aí fora são concebidos a fim de arrancarem ao utilizador ou ao simpatizante um máximo de patacos, como qualquer marca de sapatos ou qualquer pacote de detergente.” (pp. 75‐76)

Carlos da Fonseca,, Para uma análise do movimento libertário e da sua história, Antígona, Lisboa, 1988

(Enviado por Miguel Baltazar.)

APELO: O CARNAVAL POLÍTICO TAMBÉM NOS INTERESSA

img_4421

Carnaval de Torres Vedras de 2007.

Agora que vamos estar uns dias “de Carnaval”, apelamos aos nossos amigos e colaboradores para documentarem os aspectos políticos do Carnaval. Publicaremos em breve alguns exemplos de carros, máscaras, figuras de Carnaval, principalmente a partir do espólio sobre o Carnaval de Torres Vedras que Venerando Matos tem vindo a recolher e vai-se perceber muito bem, com a distância do tempo, como as sátiras carnavalescas ganham interesse histórico .

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

 *

OUTRAS MANEIRAS DE “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA

EPHEMERA – SITE

Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana.

Estão em construção novas páginas de REFERÊNCIAS e LIGAÇÕES.

Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

 *

NOVO ESPAÇO DO EPHEMERA EM VIANA DO CASTELO

24-de-fevereiro-de-2017

… que, na realidade, são dois, um ponto de recolha no Café Girassol e um espaço para reuniões e tratamento do material recebido cedido pela Associação Comercial de Viana do Castelo .  A inaugurar em 3 de Março. E esta “conversa” a Biblioteca faz parte do programa desse dia.

(Mais notícias em breve.)

*

NOTÍCIAS

autocolantes-da-fur-3

Projecto de capa do próximo volume da Colecção Ephemera da Tinta da China.

(Mais notícias em breve.)

EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA

EM LISBOA

ccf09012017_0046

 

Pode ainda ser vista até 10 de Março. Depois rumará para o Porto e outros locais.

copy-of-culxpoeuaaldef_9452_resize

culxpoeuaaldef_9392_resize

Alguns dos materiais expostos.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

QUADRADO, RICARDO AUGUSTO- PAPÉIS

MORATORIUM – JORNAIS E RECORTES (EUA, 1969)

CONCEIÇÃO MONTEIRO – FOTOGRAFIAS DOS BASTIDORES DA AD (LEGISLATIVAS DE 1980)

*

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira, Bernardo Gouveia e outros (em breve.)

*

p1070356

Agradeço a Ivan Perez a partilha dos registos dos murais políticos que tem fotografado pelo mundo e os materiais políticos que está a recolher no País Basco.

*

copy-of-scanner_20170225-7

Agradeço a Venerando Matos e aos amigos de Torres Vedras, que enviaram mais  materiais, incluindo um conjunto fotográfico das figuras e carros políticos do Carnaval de Torres Vedras na ultima década, assim como vários  documentos, manuscritos, objectos, recortes , cartazes,  do PS, da JS, quer a nível de Torres Vedras, da área Oeste, quer nacional oferecidos por Carlos Daniel Carreira.

*

Agradeço a Manuel Modas a oferta de um conjunto de documentos, objectos e autocolantes que vão enriquecer o ARQUIVO / BIBLIOTECA. Por um feliz acaso, entre os autocolantes que vieram encontram-se alguns em melhor estado do que aqueles que tinham sido usados para o livro sobre os autocolantes das organizações da FUR. Foram ainda digitalizados a tempo de melhorar algumas imagens do livro.

Entre outros materiais igualmente doados por Manuel Modas encontram-se vários registos de escutas feitas pela Legião às rádios  clandestinas, documentos políticos e estudantis, jornais da campanha de Delgado, e kits com medicamentos, ainda selados, que eram disponibilizados aos soldados durante a I Guerra.

*

scanner_20170225-34

Agradeço a João Mariz Garcia a oferta de algumas centenas de livros e outras publicações que, por falta de tempo,  ainda não foram inventariados nem integrados na BIBLIOTECA. Logo que tal aconteça se fará  uma notícia mais completa

(Mais notícias em breve.)

 *
debates35

*

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

 Quando lhes escrevi a minha´ultima carta em 31 p.p. admiti a hipótese de que ela lhes não chegasse às mãos, graças a uma qualquer coisa que os jornais querem fazer passar os humbrais da historia com o titulo pomposo  de Movimento Militar Nacional. Na epoca presente, em pleno  decorrer do seculo XX falando-se tanto de Liberdade custa a acreditar que os maneios torpes e indecentes da politica obriguem todos os cidadãos de um paiz a   submeter-se a ditaduras que fazem dos militares uns senhores feudais  e donos de tudo isto? 

 Longe de mim a ideia de querer concordar com a maneira como os negocios   internos e externos  do nosso paiz se iam desenvolvendo. Repugnava-me ver  os destinos da Patria entregues a uma facção  politica nada escrupulosa e   que vilmente se arrogava  o titulo de Democratica. Mas repugna-me também  vel-os entregues a quem falando tanto em Salvação da Patria   transforma a Liberdade das gentes num principio teorico e [indecifrável] e  modifica-lhe o sentido, a qualidade e até o tamanho – Liberdade em Portugal não se vê agora; pode apenas avistar [se] atravez  de um aparelho  microscopico de potentissima força com as minusculissimas letras  liberdade.

(Ortografia original).

(Em breve.)

*

TRABALHOS NO

img_3608

29-de-janeiro-de-2017-2

Ver aqui.

unnamed

Continuam as recolhas todas as quintas-feiras a partir das 15 horas.

*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

 *

COLECÇÃO EPHEMERA

Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da  FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .

26-de-fevereiro-de-2017

Aqui.

26-de-fevereiro-de-2017a

Aqui.

A anunciar em breve.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply