EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 7 A 13 DE AGOSTO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

*

ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

Um novo passo vai ser dado pela  ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©, após a realização da primeira Assembleia geral com os fundadores,  e o cumprimento  de todas as formalidades legais necessárias ao início da actividade, – a entrada de novos associados.

Os Estatutos estão diponíveis aqui. Neles se define a relação da Associação com o arquivo e biblioteca privada de José Pacheco Pereira, enquanto uma solução fundacional, com base numa nova lei que altere o regime actual, apenas “amigo” das grandes fundações e intrusivo da independência e da vontade do fundador, não permite a transmissão do património.

Ser associado representa em primeiro lugar uma manifestação de solidariedade com este projecto, inteiramente assente na sociedade civil, reforçando a sua independência e viabilidade, assim como abrindo caminho para novas realizações. É um projecto que vive dos seus amigos e voluntários, do trabalho pro bono,  a todos os níveis da sua actividade, desde transportes e recolhas, até ao trabalho de arquivo propriamente dito, desde a recolha activa nas manifestações e sedes partidárias e sindicais, até ao aproveitar de uma viagem para documentar a actividade política internacional, e assim continuará a ser. É isso que nos permite ter um output superior a muitas instituições com consideráveis financiamentos.

Ao associar-se à  ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©  participará na sua vida interna e receberá mais informação sobre as nossas actividades, mas a verdadeira “oferta” que lhe fazemos é o trabalho único de “serviço público” que realizamos, agora também com o seu apoio.

 

*

O ESFORÇO DAS AUTÁRQUICAS

 

NOVO – Duas páginas e um mapa  para ajudar a acompanhar o trabalho das autárquicas:

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017 – CONCELHOS E FREGUESIAS  (Pagina em construção)

Em ambos os casos o material recenseado é o públicado, não o recebido e por publicar.

AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO

*

debates35

Existem 308 concelhos com, pelo menos, quatro listas por concelho. Dá mais de 1200 listas. Se, em cada concelho, por lista, existirem pelo menos cinco documentos (outdoor, cartaz, lista, programa, um panfleto de apelo ao voto, ou “brindes”) temos à volta de 6000 espécimes.

Existem 3091 freguesias. Se fizermos uma contabilidade minimalista, há uma média de duas listas por freguesia, cerca de 6200 listas autárquicas. Se, em cada freguesia houver pelo menos dois itens de propaganda eleitoral (um cartaz e um programa) , temos cerca de 12400 espécimes para recolher

Ou seja, há pelo menos 20000 espécimes para recolher. Na verdade, há muito mais. E ninguém está a fazer este trabalho.

*

Não é o caso de um grande número de amigos e voluntários que têm vindo a recolher uma informação preciosa das campanhas, entre os quais (lista sempre a ser actualizada): Joana Pulido ( a quem manifesto a solidariedade dos riscos das rotundas, que conhecemos bem), Ricardo Morais, Jorge Nunes, Rogério Santos, Emanuel Tiago, Hélder Rodrigues, Ana Pinto, João Rebelo Martins, Luís Miguel Vinagre, António Leal, Júlio Sequeira, Mafalda Viana, Mafalda Braz Teixeira, Catarina Horta, Ana Calçada, Rui Henriques, Manuel Seixas, António Rosa, Rita Maltez, Irene Simões, Jorge Henriques, Maximiano Pinto, Maria Faustino, Isabel Campos (e os amigos de Viana), Bernardo Gouveia, Joaquim Matos, Vítor Crespo, Manuel Modas, Graciete Caldeira, José Carlos Santos,  Eduardo Costa Pinto, Renato Soeiro, Patrícia Seixas, José Manuel Rocha, Tiago Salgueiro, António Aguiar, Helder Barros, Ana Maria Abrantes, Tiago Ferreira, Ascenso Simões, Joaquim Bastos, Rui Dinis Silva e muitos outros. Cerca de 2000 emails com informação sobre as autárquicas foram recebidos entre Julho e Agosto.

*

Como se deve imaginar, sempre que se contacta uma candidatura e se lhes pede a propaganda e os papéis a regra é “sim, sim, mandamos”. A excepção é mandarem. Uma dessas excepções é a de um grande amigo do EPHEMERA, que já ofereceu muitos materiais internacionais, e que agora no papel de candidato do BE à autarquia de Vila Nova de Gaia, não diz apenas “sim, sim”, mas manda.

Serão posteriormente colocados um a um, na pasta respectiva da sua freguesia.

*

PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES COM MATERIAL DO EPHEMERA

A 9 DE SETEMBRO NO PORTO
img_3608

 

AMÉRICA, AMÉRICA

Exposição de fotografias de Alfredo Cunha e Rui Ochoa

As eleições nos EUA | USA Elections

Material do EPHEMERA  sobre as eleições americanas 2016

A exposição inaugura no dia 9 de setembro, pelas 16:00 estando assegurada a presença dos fotógrafos e de José Pacheco Pereira. A exposição estará patente ao público até dia 21 de outubro.

Esta exposição integra também o evento Future Places 2017 que acontece pela 10ª vez no Porto, de 16 a 21 de outubro.

Exposição no âmbito dos Encontros da Imagem que apresenta uma exposição de cinco fotógrafos americanos que cobriram a Grande Depressão, Farm Security Admnistration de Bem Sahn, Dorothea Lange, Jack Delano, Russel Lee e Walker Evans.

Eventos associados à exposição:

–       22 de setembro, 21:30 – concerto de jazz

–       23 de setembro das 10:00-13:00 – master class sobre fotografia com a colaboração do Instituto Português de Fotografia

–       21 de outubro 18:00 lançamento de livro de fotografia sobre NYC “Uptown, Downtown” de Estevão Lafuente

*

NOVIDADES NO SITE DO EPHEMERA: BIOGRAFIAS DA RESISTÊNCIA

 

Para além de um contínuo acrescentar de materiais nas suas diferentes secções (cartazes, bandeiras, iconografia diversa, etc.) estão em construção mais secções. Entre elas conta-se a  nova secção BIOGRAFIAS DA RESISTÊNCIA .

Biografias da Resistência é um conjunto de pastas com informação biográfica, mais ou menos tratada, e nalguns casos dando origem já a um embrião de biografia, resultado dos trabalhos de José Pacheco Pereira relativos à história do PCP, da extrema-esquerda e outras formas de radicalismo, e de um modo geral de pessoas que combateram a ditadura do Estado Novo de 1926 a 1974. Este é o critério de entrada: ter tomado uma posição, participado de um grupo, ter sido preso, assumir uma posição individual de carácter público, ser autor de um documento, panfleto, livro proibido, etc. ligado à oposição ao regime da ditadura.

Em muitos casos trata-se apenas da indicação de um nome a pesquisar, noutros de pastas em construção, agregando alguma informação de natureza biográfica existente no ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA, seja de livros, artigos, recortes, fotografias, fotocópias, panfletos, etc. referências bibliográficas ou a publicações na Rede. Muito material é inédito, outro resulta da fusão de informação recolhida nas bibliografias e biografias publicadas anteriomente nos ESTUDOS SOBRE O COMUNISMO e no DICIONÁRIO DA ESQUERDA RADICAL e em vários livros. A formatação das entradas ainda está muito caótica dadas as diferentes origens da informação, mas será progressivamente corrigida.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

(Em breve.)

*

CONFERÊNCIAS EPHEMERAS

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA vai organizar uma série de pequenas conferências /palestras/conversas/ debates com alguma regularidade e com temas muito diversos. Essas CONFERÊNCIAS EPHEMERAS incluirão pré-apresentações de livros da colecção, feita em colaboração com a Tinta da China, divulgação de espólios e documentos entrados, temas associados com o papel dos “arquivistas cidadãos”, apresentação de investigações feitas com materiais do ARQUIVO, e, de um modo genérico, tudo que diga respeito ao nosso trabalho.

Essas CONFERÊNCIAS ocorrerão nas Livrarias Férin e Ler Devagar e são abertas ao público.

Em Setembro:

Bruno Caseirão sobre os fundos do ARQUIVO  relativos ao Teatro Nacional de S.Carlos nas décadas de quarenta a setenta. do século XX.

Júlia Leitão de Barros sobre o modo como se moldou a Censura nos seus primeiros anos (a partir dos fundos existentes no ARQUIVO sobre a Censura nos anos trinta).

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

(ISTO ESTÁ TÃO GRAVE QUE TENHO MESMO QUE REPETIR ESTA NOTA…)

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

*

APELOS

ANGOLA

Estão a decorrrer eleições em Angola e mais uma vez apelamos aos nossos amigos para nos ajudarem a documentar este momento da vida angolana. Tudo é bem vindo: panfletos, cartazes, fotografias de cartazes, faixas e murais, toda a parafernália da propaganda, como por exemplo T-shirts e bonés, de todos os partidos e candidatos. 

VENEZUELA

*

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

Que bandeira é esta?

A hipótese que parece ser a melhor até agora é a de ser uma bandeira naútica.

*

EPHEMERA EM LISBOA/ PORTO/ TORRES VEDRAS / VIANA DO CASTELO

TRABALHOS NA  26 de março de 2016

*

Ver aqui.

EPHEMERAS recolhas no  MIRA FORUM

TRABALHOS EM VIANA DO CASTELO

*

COLECÇÃO EPHEMERA

CARTAZES DO EPHEMERA

Cartazes  de Miguel Januário.

Está feita uma primeira tiragem destes cartazes que podem ser enviados a quem pretenda colocá-los em locais públicos.

*

*

Ver EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 31 DE JULHO A 6 DE AGOSTO DE 2017)

*

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply