NOTAS DO ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA

SUMÁRIO:


TAMBÉM FAZEMOS PROPAGANDA


A NOSSA FORÇA

Os nossos amigos e voluntários – a nossa força.

E faltam muitos mais.


EXPOSIÇÃO “QUE FORÇA É ESSA — IMAGENS DE PROTESTO E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA EM PORTUGAL

– Artefactos Gráficos no Contexto de Acções de Protesto 

A exposição, que é parte integrante do Porto Design Biennale, que se realizará em Setembro-Dezembro de 2019, tem como núcleo central a colecção de cartazes artesanais do ARQUIVO EPHEMERA e terá como curadora Helena Sofia Silva, numa organização da ESAD-IDEA, com o patrocínio dos municípios de Porto e Matosinhos, e do Presidente da República.

No programa da exposição escreve-se:

“Das grandes manifestações anti-austeridade de 2012 e 2013, que geraram poderosas imagens de mobilização política, até à atualidade, esta exposição relaciona artefactos gráficos exibidos em manifestações de protesto e resistência com documentos visuais e audiovisuais que testemunham a sua dimensão performativa. As mensagens que estes documentos condensam, as intensidades que expressam, a sua materialidade, são testemunho da participação e intervenção dos cidadãos na esfera pública.”

#protestgraphics#ephemera#designanddemocracy

Recolha dos cartazes para seguirem para Matosinhos.

A colecção de cartazes artesanais do ARQUIVO EPHEMERA é a única deste tipo existente em Portugal e conta já com centenas de cartazes recolhidos em manifestações nos últimos anos. Foram expostos pela primeira vez no Armazém do Barreiro em 2018, numa exposição também apoiada pela ESAD e com co-curadoria de Helena Sofia Silva. O livro/catálogo da exposição será publicado na colecção EPHEMERA da Tinta da China.


ENTRADAS NO DIA 24 NO MEIO DA AZÁFAMA

Agradeço a Luís Salmonete a oferta desta enorme e antiga bandeira da AD.

Agradeço a Jorge Henriques mais esta faixa, já com mais de 30 anos em cima, e que tinha ficado por fotografar quando chegou.


OFERTAS ESPECIAIS NUM DIA ESPECIAL

e ainda faltam algumas.

 

 

 

;

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply