NOTÍCIAS DA INAUGURAÇÃO E DA FESTA (13) – ADELINO TORRES – HOMENAGEM E RECEPÇÃO DA BIBLIOTECA

Adelino Torres ofereceu ao EPHEMERA a sua biblioteca. São milhares de livros de uma biblioteca especializada, com destaque para áreas como a filosofia, economia e desenvolvimento, Àfrica, mundo árabe, Islão. A maioria dos livros são em língua francesa e nalgumas secções são sem dúvida a melhor biblioteca existente em Portugal. É o caso do mundo árabe e do Islão.

Adelino Torres é Professor catedrático Jubilado do ISEG (Universidade de Lisboa), e foi Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Lisboa. É membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. Foi diretor de Episteme – Revista Multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa (2000-2008). É autor de 14 livros e de dezenas de artigos e outros textos em revistas científicas e jornais nacionais e estrangeiros nos domínios da economia, socio-economia, economia africana. No campo propriamente literário publicou, entre outros, na revista NRF-Nouvelle Revue Française (Paris, Ed. Gallimard), e em Encontro – Revista do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Brasil). Publicou vários livros de poemas. Tem a dupla nacionalidade luso-francesa o que explica os poemas em francês da sua autora.

No dia 22, Adelino Torres estará presente na inauguração/festa e ser-lhe-á feita uma pequena homenagem, encimada por um dos seus poemas:

Nova servidão

Pela mão congelada da certeza

de quem já sabe tudo e nada aprende

vai chegando sorrateira a servidão

das gerações vindouras

Adelino Torres

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply