EVENTOS A COBRIR NO EPHEMERA

EM CONSTRUÇÃO/ ACTUALIZAÇÃO

Neste momento, há manifestações todos os dias, umas maiores, outras menores, um pouco por todo o país. Todas são reveladoras do momento que vivemos e os historiadores do futuro voltarão aqui, aos números, às faces, às palavras de ordem, às organizações, às imagens. O EPHEMERA tem vindo a contar com muitos amigos dedicados que se esforçam por cobrir os eventos, privilegiando aquilo que se possa chamar o “aspecto documental”: as palavras escritas, os cartazes, os autocolantes, as pichagens, os grafitos, os panfletos, para além do “modo” da manifestação de muitos  ou do protesto de poucos. Nenhuma manifestação é igual à outra, nem mesmo quando feitas pelas mesmas organizações. Por isso, quando uma manifestação não é coberta, faz falta.
Isso significa que, com meios escassos e sem as possibilidades profissionais dos órgãos de comunicação social, este tipo de cobertura tem vindo a ser feita, mesmo que de forma desigual. Alguns dos amigos que têm colaborado nessa cobertura tem chamado a atenção para a necessidade de um mínimo de organização, visto que, se nas grandes manifestações há uma cobertura plural, outras falham. Por isso, estou a preparar uma espécie de calendário de eventos que permita essa organização e que enumere algumas manifestações que podem passar despercebidas. Tenho igualmente vindo a fazer um esforço para obter os materiais originais nas organizações envolvidas nas manifestações e protestos, mas a experiência diz-me que se tem que ser muito insistente nessas recolhas, porque toda a gente diz que sim e depois não faz nada. E, logo a seguir, começa a destruição dos materiais, e meia dúzia de dias depois já não há nada.
O objectivo desta AGENDA é organizar o trabalho dos amigos do EPHEMERA e nalguns casos evitar as duplicações, assim como favorecer uma cobertura mais vasta, em particular dos eventos mais pequenos e pouco publicitados. Do mesmo modo continua o esforço em obter uma cobertura regional mais equilibrada.
NOTAS: os eventos são identificados pela designação que os próprios organizadores lhes dão. Os eventos mais significativos estão a negrito e, dada a sua dimensão, todas as colaborações são necessárias. A vermelho quando passou a data sem cobertura.. Quando algum amigo do EPHEMERA se oferecer para fazer a cobertura de um evento, pedia-lhe que me informasse para racionalizar os esforços. Nas Notas anexas dar-se-á  notícias sobre a cobertura já assegurada.

EVENTOS

NOTAS

FEVEREIRO

23/FEVEREIRO –  pelas 19,00h, o Colectivo “QUE SE LIXE A TROIKA! O POVO É QUEM MAIS ORDENA!” irá cantar Grândola Vila Morena, junto ao Quartel do Carmo, em Lisboa, como forma de relembrar a data do desaparecimento do seu autor.
 

EVENTOS

NOTAS

MARÇO


ARQUIVO

 

8/JANEIRO – concentração dos Amigos da Lagoa dos Salgados no Terreiro do Paço no dia 8 de Janeiro de 2013, (ÀS 11H)
 CONCENTRAÇÃO DE SOLIDARIEDADE COM OS PRESOS JUNTO AO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE LISBOA (8 DE JANEIRO DE 2013)
  14/JANEIRO – Associação de Profissionais das Artes Cénicas Plateia –  concentração  pelas 17 horas, junto ao edifício do Jornal de Notícias, na Rua Gonçalo Cristóvão, no Porto.
  MANIFESTAÇÃO DE TRABALHADORES FERROVIÁRIOS (LISBOA, 17 DE JANEIRO DE 2013)
 MANIFESTAÇÃO NACIONAL – BASTA DE ATROPELAMENTOS (LISBOA, 19 DE JANEIRO DE 2013)
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DE PROFESSORES (LISBOA, 26 DE JANEIRO DE 2013)
 30/JANEIRO –  Plataforma 15 de Outubro protesta  frente ao gabinete do FMI em Lisboa
 11/ Fevereiro – PNR no Carnaval de Torres |Torres Vedras
 MANIFESTAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SOCORAMA – CASTELLO LOPES JUNTO DA SEDE DA EMPRESA (ALGÉS – OEIRAS, 11 DE FEVEREIRO DE 2013)
PROFESSORES DE LUTO E EM LUTA (18 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013)

ARQUIVO

Agenda de OUTUBRO DE 2012

Agenda de  NOVEMBRO DE 2012

Agenda de DEZEMBRO de 2012

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply