As eleições autárquicas de 2013 realizam-se num universo de 308 concelhos e 3091 freguesias. Cerca de 12000 candidaturas foram apresentadas. De uma observação directa, em parte significativa do país, e pelas informações recolhidas, estas são desde o 25 de Abril as eleições que maior número de espécimes (cartazes, panflletos, “brindes”, autocolantes, etc.) produziram e talvez as mais caras autárquicas de sempre. O número muito elevado de candidaturas independentes, principalmente nas freguesias, aumentou exponencialmente a propaganda. Numa estimativa prudente, calculo que cerca de 100000 espécimes de propaganda diferentes foram produzidos, com relevo para o elevado número de outdoors e cartazes. As grandes candidaturas partidárias, em Lisboa e Porto, produziram nalguns casos mais de cinquenta itens por freguesia.
A recolha física (fotos tiradas nos sítios, panfletos e “brindes”) cobriu até agora cerca de 170 concelhos e 500 freguesias, havendo material digitalizado recolhido para mais de 250 concelhos. A regra continua a ser dar prioridade à recolha física, servindo o arquivo electrónico para identificar as faltas e salvaguardar o “apagamento” da Rede. Apenas uma pequena parte foi até agora publicada no EPHEMERA, mas continuará depois das eleições.
Aproxima-se agora a parte mais crítica desta tarefa, a que já é feita para “salvar” o que resta, mais do que para recolher o que permanecia activo nas campanhas. A chuva vai destruir brevemente os outdoors, e muitos são retirados logo a seguir à eleições. Nas sedes vai começar a deitar-se muita coisa fora. Ainda muito se pode salvar, mas é preciso correr contra o tempo.
Acrescento á já longa lista de agradecimentos , mais estes nomes Maria José Vitorino, Jorge Carecho, José Manuel Rocha, Henrique Barreto Nunes, Vitor Lemos, João Augusto Aldeia, Alberto Fernandes, campanha PS de Paredes de Coura, Marco Mourão, Pedro Ferreira, Manuel João, Igor Marques, Pedro Ferreira, e muitos mais que em breve se nomearão.









Seja o primeiro a comentar