NOVIDADES DO EPHEMERA: AGORA E EM BREVE

Não tenho tido muito tempo para escrever (e uma avaria num computador, sem prejudicar os dados, ajudou), nem para dar as novas, boas novas, que todas as semanas chegam e fazem parte do ARQUIVO / BIBLIOTECA do EPHEMERA. Aqui vão algumas:

*

As obras iniciaram-se no andar de cima da antiga escola / posto da GNR. Demorarão vários meses, mas calcula-se que no princípio de 2015 estejam terminadas. Faltará então apenas a pintura exterior e fica pronto. No andar de baixo, que já está pronto, continuam os transportes e as arrumações.

Cerca de 15000-20000 livros já foram colocados em estantes e encontram-se em processo avançado de organização. Correspondem à totalidade da literatura portuguesa,  ficando por integrar dois núcleos: os livros da biblioteca familiar que vieram do Porto e ainda estão num armazém, cerca de 3000 no caso da literatura portuguesa, e os das bibliotecas oferecidas  (Teresa Leitão de Barros, Nuno Rodrigues dos Santos e Emídio Rangel).

IMG_5099

Estão também já arrumados os livros sobre Teatro, Cinema, Crítica Literária e Teoria da Literatura, Literatura Africana de Expressão Portuguesa, Linguística, Gramática do Português, História da Língua, Jogos (xadrez, etc). Duas secções estão também já arrumadas: a dos livros de referência para o EPHEMERA (que podem ser consultados nessa categoria) e outros sobre conservação, técnicas arquivísticas, restauro, encadernação, etc; e Livros sobre Livros, bibliofilia, alfarrabismo, etc.

*

O que esta arrumação tem demonstrado é que o número de livros para arrumar e, que se encontravam em pilhas ou em caixas, é muito superior ao previsto, logo que o espaço para livros tem que ser ampliado. Embora, nalguns casos, o transporte para o novo espaço tenha aliviado outras secções da biblioteca que podem expandir-se (por exemplo, história clássica greco-latina, alemã, russa e dos EUA), continua  a faltar muito espaço.

IMG_5098

Pelo contrário, o espaço para os arquivos originais (de que há uma lista já incompleta aqui (ARQUIVOS INDIVIDUAIS, DE FAMÍLIAS E DE INSTITUIÇÕES, ESPÓLIOS, PAPÉIS, CORRESPONDÊNCIA, FOTOGRAFIAS, VÁRIOS) permanece razoável e até com uma pequena folga. O que ainda é um enigma quanto ao espaço final são os dois arquivos de PERIÓDICOS e POR ENTIDADE EMISSORA  (panfletos, folhetos, etc.) em que a parte digitalizada nos últimos cinco anos está por arrumar e cobre, em caixas, todo chão de uma ala do ARQUIVO / BIBLIOTECA.

Os cartazes e materiais gráficos estão razoavelmente arrumados e é possível, com novos armários especiais já adquiridos, conservá-los. O mesmo se passa com os objectos e materiais de tecido, plástico, e outras matérias.

*

Está desempacotada a biblioteca de Emídio Rangel e separados papéis, fotos e outros materiais (troféus, prémios, etc.). Agora começará a ser organizada. Note-se que, nesta primeira arrumação, separaram-se três grupos desde já: livros sobre comunicação social, televisão em particular; livros sobre África; e livros de arte e sobre arte. Com alguma surpresa minha, esta última secção é bastante notável, quer pelo número, quer pela qualidade.

*

Scanner_20140831 (39)

Livro, dedicatória e carta anexa.

Terminou também o desempacotamento dos livros (parte) que pertenciam a Nuno Rodrigues dos Santos e aos seus familiares (Fernando Brederode, etc.) . Numa primeira triagem retiraram-se livros que continham dedicatórias com interesse (por exemplo de Bento Jesus Caraça) ou que tinham inseridas cópias de cartas de agradecimento aos autores, muitas das quais com apreciações críticas.

*

Agradeço a Francisco Pinto Balsemão, o primeiro envio de documentos, materiais e livros, que já me fez chegar. Dele se dará nota mais detalhada, mas incluí documentos como Um Projecto de Televisão Privada para Portugal, datado de 1986, seis anos antes da criação da SIC, e materiais da censura ao Expresso.

*

(Continua.)

1 Comment

  1. Bem haja , pela sua dedicação á Cultura Portuguesa, e ás memórias documentais Nacionais, o meu Pai teve o prAZER DE O CONHECER PESSOALMENTE, POIS FOI DEPUTADO CONSTITUINTE CHAMAVA SE Antonio Coutinho Monteiro de Freitas E FOI DEPUTADO PELO ANTIGO…. PPD, poR, acaso fiquei feliz por um pequeno livro que ele escreveu, aqui na sua biblioteca, fiquei muito contente, poi ele faleceu dia 19 de Março, o livro pequeno que ele escreveu chamava se bases e cupulas, como bem sabe, pois fiqueI muito honrado, agora ando á procura de fotografias do parlamento a ver de consigo algumas dele. Srº Pacheco Pereira gostava de um dia poder dar-lhe um ABRAÇO, PELA SUA CORAGEM E INTELIGENCIA bem HAJA……… Date: Sun, 26 Oct 2014 13:18:22 +0000 To: cesar.ajf@live.com.pt

Leave a Reply