EM CONSTRUÇÃO
AGRADECIMENTOS
Diploma de Funções Públicas de Ruy Pessoa de Amorim para o lugar de Subdirector da PIDE.
Agradeço uma vez mais a José Manuel Durão o contínuo fluxo de ofertas que tem feito para o ARQUIVO / BIBLIOTECA. Isto incluí mais documentação sobre Ruy Pessoa de Amorim (ver EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (14 A 20 DE SETEMBRO DE 2015)) , fotografias de António de Oliveira Salazar, panfletos e livros. Em breve, se acrescentará mais notas que justificam e ligam entre si alguns destes documentos e publicações.
Provas de um panfleto de Alfredo Pimenta.
Uma edição de Aristóteles publicada em Amesterdão no século XVIII na tipografia Elzevier (Elzevir).
NOTAS de José Manuel Durão sobre os Valores de Portugal: Quando fui chefe de gabinete do Eng°. Sousa Gomes, Ministro da Econornia no 10º governo constitucional e ministro das Obras PtibIicas no 2º governo, os Arq°. Eugénio Corrêa e Paulino Montez, vieram ao gabinete e ofereceram-me as dois exemplares publicados em cumprimento de uma tarefa para que tinham sido designados, no anterior regime, pelo anterior Ministro das Obras Piblicas, Eng° Rui Sanches.Também ofereceram outros dois exemplares ao Eng°. Sousa Gomes.
(…) A página inicial refere o seguinte:
“0 Governo da Nacão da Presidência do Professor Doutor Marcelo Caetano resolveu pelo Ministérlo das Obras Püblicas mandar proceder a procura escolha e registo dos valores pátrios e de interesse histórico artístico ou pitoresco. (Despacho do Ministro das Obras Publicas Engenheiro Rui Sanches de 22 de Novembro de 1968.)”
Lembro-me que recebi os autores, que já tinham alguma idade. Impressionou-me o espírito de missão e a interesse que depositavam neste trabalho, explicando-me que tinha parado com a revolução, mas que depois de adquirida a normalidade politica resolveram retomar dando conhecimento disso ao ministro. Fiquei impressionado com os dois únicos livros publicados, pelo trabalho enorme que deveriam ter dado e perguntei-me a mim mesmo como e quando um trabalho destes poderia ter fim.
Depois disso, nunca mais ouvi falar deste tema, e certamente que os dois autores já morreram. Guardei estes dois volumes, que me foram oferecidos pessoalmente pelos autores.
*
Agradeço a Virgílio Silva a oferta de uma colecção de autocolantes do PS, PSD, associações culturais, listas estudantis e sindicatos.
*
Agradeço a Joaquim Matos e a sua filha Rita Matos a oferta de um conjunto de documentação sobre o sindicalismo no sector bancário, em particular, no Banco Nacional Ultramarino, e a cedência de várias colecções para serem digitalizadas. A documentação encontra-se organizada em duas pastas, incluindo manuscritos e panfletos, por ordem cronológica.
ORGANIZAÇÃO, TRATAMENTO DE ESPÓLIOS, DIGITALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO DO ARQUIVO
Estão a ser completadas as pastas relativas às eleições legislativas de Outubro de 2015. Ainda se espera a entrada de mais algum material, mas em breve será possível fazer um índice das entradas e “passar” para outras.
*
Com a limpeza e organização, e mais de 300 digitalizações, está terminado o trabalho na colecção de pins oferecidos por Bernardo Távora. Estão a ser feitas sucessivas actualizações das entradas desse material pela pasta respectiva da entidade emissora.
MATERIAIS DO EPHEMERA USADOS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Autocolantes num artigo do Jornal de Negócios sobre a nacionalização da CUF.
PARABÉNS AOS AMIGOS DO EPHEMERA NO FACEBOOK E NO TWITTER
Neste momento a página do Facebook tem 2411 “gostos” e cerca de 2000 pessoas seguem o Twitter.
A COLECÇÃO EPHEMERA CHEGOU HOJE ÀS LIVRARIAS
CURIOSIDADES
O correio electrónico relativo ao EPHEMERA, organizado numa pasta do Gmail, conta com 22.820 entradas. O correio em papel é também considerável, mas não está contabilizado.





















Seja o primeiro a comentar