EM CONSTRUÇÃO
Neste momento, o ritmo das ofertas e das aquisições semanais subiu muito. De igual modo, tem havido um crescente número de voluntários para trabalhar no ARQUIVO / BIBLIOTECA. A conjugação destes dois factores torna necessário a criação de uma espécie de entreposto em Lisboa, onde se possa recolher material, dar-lhe um primeiro tratamento e organização e ter um posto de digitalização. Assim, os materiais para o ARQUIVO (principalmente estes) já entrariam no local onde ficarão armazenados, numa fase mais avançada de organização, e eventualmente já digitalizados. Por isso, precisamos da cedência de um espaço que não precisa de ser muito grande, com condições mínimas para que se possa fazer estes trabalhos, ou pro bono, o que seria ideal para não agravar as despesas, ou com uma renda nominal. De nossa parte podíamos fazer pequenas obras de manutenção, garantir os gastos de electricidade e água e cuidar da segurança do espaço. Há por toda a cidade imensos espaços vazios, lojas em particular, e pequenos apartamentos vagos, que podem servir para este objectivo,. A acessibilidade é também importante. O período da cedência seria de cerca de dois anos.
O BALANÇO DO EPHEMERA NO ANO DE 2015 FEITO PELO WORDPRESS
The Louvre Museum has 8.5 million visitors per year. This blog was viewed about 460,000 times in 2015. If it were an exhibit at the Louvre Museum, it would take about 20 days for that many people to see it. The busiest day of the year was April 26th with 10,025 views. The most popular post that day was MANIFESTAÇÃO DO 25 DE ABRIL DE 2015 (LISBOA) – 2ª SÉRIE.
Em relação a 2014, há maior número de visitantes, maior número do notas publicadas e menor número de países (baixou de 145 para 139).
A isto soma-se o grande sucesso dos Amigos do EPHEMERA no Facebook (2921 “gostos”) e no Twitter.
COLECÇÃO EPHEMERA
LUZ NOS LIVROS
*
AMORZINHO NAS SUGESTÕES DE LEITURA DA BIBLIOTECA DE GRÂNDOLA
*
ENTRADAS E AGRADECIMENTOS
Tem havido um número muito significativo de ofertas para o ARQUIVO / BIBLIOTECA, a que não tem correspondido a capacidade para a sua recolha, em várias partes do país. Nenhuma está esquecida e todas estão a ser seguidas com o maior dos cuidados. Peço desculpa pelo atraso e, às vezes, a resposta fora de tempo. Mas nenhuma ficará perdida.
*
Entrou no ARQUIVO / BIBLIOTECA, por aquisição, um conjunto de discos de 45 rotações, editados por grupos punk americanos e ilustrados com poemas e grafismos de vários autores de fanzines , como COMETBUS. É um complemento muito interessante e raro para a colecção já vasta de contra-cultura e culturas alternativas.
*
Agradeço a Jorge Henriques o envio de um vasto conjunto de fotografias de agência relativas a personalidades da história portuguesa pós-25 de Abril, assim elementos sobre as campanhas eleitorais de vários candidatos presidenciais.
EM CURSO
A publicação dos documentos inéditos do espólio venezuelano de Henrique Galvão, fundamentais para a história da oposição portuguesa à ditadura de Salazar.
CORRESPONDÊNCIA HENRIQUE GALVÃO – ÁLVARO LINS (1960)
CORRESPONDÊNCIA DE E PARA HENRIQUE GALVÃO (BUENOS AIRES, ARGENTINA E CARACAS, VENEZUELA 1959-1960)
UM OBJECTO ÚNICO POR SEMANA
Uma cabaça esculpida oferecida a Francisco José Fadul candidato do Partido Unido Social Democrata (PUSD) da Guiné Bissau.
CURIOSIDADES
Um outro Ephemera.
*
O EPHEMERA num ponto de exame brasileiro.
*
Destinos de arquivos clandestinos vindo de um amigo espanhol:”El archivo de LCR de La Felguera acumulado por Pablo Noriega estaba en el interior de una vieja lavadora y una madre temerosa lo quemó el 23-F. (Pin Molaguero)



































Seja o primeiro a comentar