ESTADO DA ARTE: MAIS DE 170 DOAÇÕES À BIBLIOTECA / ARQUIVO EPHEMERA EM 2021

Em 2021, a BIBLIOTECA / ARQUIVO EPHEMERA recebeu cerca de 171 doações e ofertas várias, um número certamente inferior à realidade. Essas doações e ofertas foram entregues nos armazéns do Barreiro (a maioria), no ponto de recolha da livraria Ler Devagar em Lisboa,  na sede da Associação na Vila da Marmeleira e nos pontos de recolha de todo o país, com relevo pela a sua dimensão, as ofertas em Torres Vedras, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Lamego, etc. Foram entregues pessoalmente pelos doadores, ou em nome de familiares já falecidos que, em vida, indicaram o ARQUIVO como destinatário dos seus espólios, nalguns casos foram legados em testamento, e noutros vieram pelo correio. As dimensões das ofertas e doações variam, desde um saco ou uma caixa, até volumes que obrigam a transportes por camioneta, um pouco por todo o país. Para além do que é recolhido em Portugal, há também ofertas vindas de Espanha, Irlanda, França, Luxemburgo, EUA, Suécia, Brasil, Angola e Cabo Verde.

Acervo Eduardo Ferro Rodrigues e família.

A estas doações e ofertas acrescentam-se algumas aquisições feitas directamente em livrarias, alfarrabistas, feiras e leilões, quer em Portugal, quer no estrangeiro, e que são oferecidas ao ARQUIVO. Tanto quanto podemos contabilizar várias dezenas de milhares de euros representam aquisições feitas nessas condições.

Como é natural, o valor arquivístico destas doações varia muito, mas para nós todas são valiosas. Apesar do atraso nos agradecimentos individuais ou institucionais, far-se-á um esforço para identificar e agradecer todas as ofertas que não são anónimas. Para as doações mais significativas ou que implicam questões mais sensíveis (casos de pedido de confidencialidade ou de reserva no acesso) , estamos neste momento a fazer protocolos de doação, que lhes dão valor legal e nos protegem dos litígios.

core business do ARQUIVO são os papéis, manuscritos, dactiloscritos, panfletos, plantas, desenhos, mapas, cartazes, gravações, videos, filmes, objectos, que na maioria dos casos são, pela sua natureza, únicos. Os livros são também bem vindos, embora haja aí alguma duplicação. Mantemos as bibliotecas doadas em conjunto quando elas estão associadas à identidade de um espólio ou acervo, quer pela personalidade do doador, quer pelo seu conteúdo. Quando se trata de ofertas avulsas, nos casos de duplicação ou triplicação, o EPHEMERA apoia várias instituições que procuram livros e que não têm meios para os adquirir. É O caso de escolas do ensino básico, cooperativas e bibliotecas escolares e universitárias principalmente em África.

Montagem de uma estante autoportante no Armazém 3.

Um grande esforço de organização está em curso para o ano de 2022, beneficiando do espaço conseguido nos três armazéns principais, assim como de contactos para a digitalização de algumas colecções e para a constituição de bases de dados mais robustas e integradas nas redes de informação portuguesas e europeias.

Em breve, haverá mais informação sobre outras actividades da BIBLIOTECA / ARQUIVO EPHEMERA, incluindo exposições, publicações, colóquios e debates, assim como, pela primeira vez, a realização de pequenos cursos sobre história e ciência política com base nos materiais do arquivo.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply