O excepcional trabalho dos nossos voluntários do Núcleo do ARQUIVO EPHEMERA no Politécnico de Viseu, José Fernandes e Armando Ferreira, entre outros, deu origem a uma nova exposição intitulada #artigo45 – Cartazes Artesanais do Arquivo Ephemera que vai percorrer várias escolas na região de Viseu. A exposição já seguiu para as primeiras escolas: 1 a 14 de março estará na Escola Secundária Viriato (Viseu) – núcleo 1 e no Agrupamento de Escolas de Mangualde – núcleo 2. Até ao final do ano lectivo corrente estará num total de 12 escolas da região, incluindo Armamar, Moimenta da Beira, Nelas e Penedono.
#artigo45 é uma exposição itinerante de cartazes artesanais, que foram usados em manifestações de rua, maioritariamente em Viseu, com diferentes temáticas, provenientes de doações recebidas no Arquivo Ephemera e pretende chamar a atenção para um dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa (Artigo 45), o direito de reunião e de manifestação, e, com ele, todos os outros que a nossa lei fundamental estabelece, como garante da Democracia e da Liberdade em Portugal.
Ao mesmo tempo, um grupo de alunos da Escola Superior de Educação de Viseu – ESEV / IPV (Curso de Comunicação Social) visitou o núcleo para tomar conhecimento dos materiais disponíveis para realizarem trabalhos escolares na área audiovisual (5 grupos). Teremos, até ao final de abril, pequenos/curtos documentários sobre temáticas diversas.
No Museu Casa da Ribeira / Condição feminina: dia 8 de março abrirá uma pequena exposição com os livros cedidos e realizar-se-á uma “Conversa Memorável” com a Dr.ª Anabela Silveira e uma senhora de uma aldeia do concelho de Viseu que terá sido “a primeira mulher a usar calças na região”.
Seja o primeiro a comentar