A morte de Francisco Pinto Balsemão tem sido ocasião para uma natural homenagem pelo seu papel na construção da democracia. Mais tarde podemos acrescentar muitos mais elementos sobre a sua vida e acção política, alguns dos quais “esquecidos” nestes momentos. No entanto, lembramos aqui o seu papel como doador do ARQUIVO EPHEMERA, em várias e sucessivas ofertas de livros, e conjuntos documentais relevantes quer para o seu papel na construção de uma comunicação social em democracia, assim como para a sua acção política.
Uma dessas remessas incluia 90 pastas de documentos contendo materiais relativos ao Conselho de Imprensa, Ministério da Comunicação Social e Secretaria de Estado da Comunicação Social, de 1975 a 1978. Algumas pastas fora desta série são relativas ao acompanhamento que fez das questões da comunicação social, em particular de novas tecnologias. No interior das pastas há documentos com notas manuscritas, na sua maioria do próprio Francisco Pinto Balsemão.
Em várias outras remessas documentais, revela-se o detalhado estudo para preparar o lançamento da SIC. Salienta-se uma muito notável colecção internacional de documentação, livros, revistas, newsletters, e outro material sobre comunicação social em geral, imprensa e televisão. A amplitude e o carácter internacional da colecção mostram o esforço que Francisco Pinto Balsemão e os seus colaboradores fizeram em acompanhar em detalhe todos os estudos que eram relevantes, por exemplo, para a criação da SIC e para outras publicações do Grupo Impresa. Esta documentação é complementar do Espólio de Emídio Rangel, igualmente doado ao arquivo.
Outros grupos documentais doados ao ARQUIVO EPHEMERA dizem respeito ao Forum Portugal realizado em 1999, incluindo notas manuscritas e outras observações.
Balsemão está igualmente muito presente nos materiais do Espólio de Francsico Sá Carneiro, que serão objecto de uma exposição que abrirá a 30 de Outubro no espaço da Mitra da Santa Casa da Misericórdia. Francisco Balsemão faz parte da Comissão de Honra dessa exposição que incentivou nos contactos que tivemos a seu propósito.

Seja o primeiro a comentar