Posted by: JPP | 02/11/2010

TRABALHOS E INVESTIGAÇÕES REALIZADOS NO ARQUIVO / BIBLIOTECA

Embora nem sempre seja possível corresponder com celeridade aos pedidos de consulta e investigação dos materiais do ARQUIVO / BIBLIOTECA, devido às dificuldades que decorrem do seu carácter privado e da dependência do meu próprio tempo, tem sido possível mesmo assim responder a algumas solicitações. Foi o caso do trabalho de investigação de Miguel Pinheiro de que resultou a sua recém publicada biografia de Sá Carneiro, que aqui consultou documentação relativa ao seu biografado. Miguel Pinheiro faz no livro uma referência ao seu trabalho no  ARQUIVO / BIBLIOTECA que agradeço. Aqui ficará depositado o registo digital do conjunto de documentação utilizada no livro, quer a existente no ,ARQUIVO / BIBLIOTECA quer a que o autor pôde consultar noutros arquivos privados.

Alguma outra documentação do Arquivo Conceição Monteiro – papéis de Sá Carneiro (1974-1980) foi também consultada para a realização de um documentário televisivo que será exibido no 30º aniversário da sua morte.

Tem sido também incentivada a divulgação e reprodução de muitos outros materiais em vários sites da Internet e nalgumas revistas e publicações em linha. É o caso da Obvious que utilizou materiais do EPHEMERA no seu artigo “Do panfleto para a web – breve história das campanhas presidenciais (Portugal)“. Alguns materiais chineses do período da Revolução Cultural, que foram cedidos, irão ser também publicados.

Na exposição comemorativa do centenário da República na Junta de Freguesia da Vila da Marmeleira estiveram expostos alguns exemplares de livros originais publicados do início do século até 1926, incluindo exemplares de propaganda republicana e alguns de autores ligados aos eventos de 1910, como Machado Santos, António José de Almeida e outros.

Estão pendentes alguns pedidos de consulta dos manuscritos e originais  de Teresa Leitão de Barros, materiais do PAICV,  publicações da extrema-esquerda, etc. Farei o possível para que todos possam ser satisfeitos. Sempre que é possível respondo directamente a questões dos leitores e amigos do EPHEMERA  sobre trabalhos e investigações que  estão em curso e que solicitam informações que podem ser dadas com base nos materiais existentes.

Tudo continuará a ser feito para abrir o mais possível todo o espólio existente, com prioridade natural para os trabalhos académicos e não académicos de investigação.


Deixar uma resposta

Categorias