NOTÍCIAS, AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

25 de janeiro de 2015

Agradeço aos amigos do EPHEMERA, em particular a J.S., o trabalho dedicado que, desde há um ano, fazem com as páginas do Facebook e do Twitter dedicadas ao ARQUIVO / BIBLIOTECA. Num balanço rápido : “a página de facebook faz hoje 1 ano e o twitter 4 meses. Neste espaço de tempo, com ambas as ferramentas, atingimos mais de 2.230 pessoas. Em relação ao facebook ignoro o número de entradas mas o twitter fornece essa informação e foram enviados quase 1.100 tweets, uma média diária de 9. Raros foram os dias em que não houve actualização. Sempre que não existiam novas entradas no blogue, as redes sociais foram alimentadas com as entradas mais antigas. O António Campos Leal também publica, periodicamente, fotografias do arquivo, que são muito apreciadas.

25 de janeiro de 2015a

A página do Facebook tem publicado vários apelos à salvaguarda e oferta de material tendo já sido o veículo de algumas entradas no EPHEMERA. Mais uma vez obrigado por este esforço colectivo, único em Portugal.

*

Usando os recursos e o trabalho dos voluntários  amigos do EPHEMERA penso que em breve  será possível implementar as primeiras publicações em papel, cujo modo de edição pode ser o tradicional ou através do crowdsourcing. Não antevejo, quanto à edição, qualquer problema especial tanto mais que haverá editoras interessadas. Os projectos que podem ser implementados com base na informação e nos materiais já disponíveis são desde já três:

– Catálogo dos Autocolantes do PPD  (1974-1976);

– Catálogo dos Autocolantes das Células do PCP:

– Correspondência Amorosa de “Lurdinhas” para “Alfredinho” e vice-versa (Anos trinta a cinquenta do século XX)

Existem outros projectos de investigação, digitalização e publicação de natureza académica, de que mais tarde daremos notícia.

*

Entraram no ARQUIVO / BIBLIOTECA um conjunto de papéis com origem em Álvaro Rodrigues da Silva Tavares, administrador colonial, Sub-secretário de Estado da Administração Ultramarina, Governador Geral de Angola (1960-1)  e posteriormente da Guiné.Foi autor de vários estudos entre os quais:

Política ultramarina portuguesa, Lisboa,  Ag. Geral do Ultramar, 1964.; Anticolonialismo e subdesenvolvimento, Lisboa : [s.n.], 1964.; A política ultramarina portuguesa : conferência proferida em IAEM em Maio de 1964, Caxias : Inst. Altos Est. Militares, 1964.; A entrega do ultramar português, Almedina, 1960; Angola : o 4 de Fevereiro de 1961 Lisboa : NEOS – Núcleo de Estudos Oliveira Salazar, 2008; A revisão da Lei Orgânica do Ultramar, Lisboa : [s.n.], 1963; O Ultramar e a revisão constitucional , Lisboa : [s.n.], 1971.

Os papéis, incluindo correspondência (própria e de terceiros), manuscritos e originais dactilografados, referem-se não só à sua actividade em Angola, no momento crucial do início da guerra colonial, mas também as tentativas de organizar partidos de direita depois do 25 de Abril.

*

Agradeço a Manuel Loureiro uma doação de jornais e panfletos, incluindo vários anos de O Diário encadernados, e documentos do PCP e da oposição antes do 25 de Abril desde a campanha de Norton de Matos.

(Continua.)

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply