A COLECÇÃO EPHEMERA VAI A CAMINHO DO TERCEIRO VOLUME:
o livro de António Campos Leal Luz nos Livros. 30 Fotografias Estenopeicas de que deverá haver os primeiros exemplares na próxima semana. Será o presente de Natal para os Amigos do Ephemera.
Entretanto, entrevistas sobre o ARQUIVO / BIBLIOTECA e as colecções foram dadas ao Sol para a revista Tabu e ao Correio da Manhã Domingo, a saírem nas próximas semanas .
LUZ NOS LIVROS
ENTRADAS E AGRADECIMENTOS
Agradeço a Henrique Cayatte a proposta pro bono, de criar um logótipo para o EPHEMERA, tendo já feito algumas sugestões de grande qualidade. Henrique Cayatte é, como se sabe, um dos mais conhecidos designers gráficos portugueses e um bom amigo do EPHEMERA. É uma honra para o EPHEMERA que gaste tempo do seu trabalho e use o seu talento para nos ajudar a ter uma imagem gráfica de qualidade.
*
Agradeço a Jorge Gonçalves a oferta de uma colecção de autocolantes, e pins. (Em breve, mais detalhes.)
*
Agradeço a Rui Paulo Pereira a oferta de uma colecção de 250 autocolantes, onde predominam os editados pelo Partido Socialista na década de 80. A colecção tem ainda a particularidade de incluir um autocolante desenhado por este fundador do núcleo de Amoreira do PS.
*
Agradeço às campanhas presidenciais de Sampaio da Nóvoa e de Henrique Neto, a pronta colaboração na recolha e registo dos materiais de campanha que tem permitido uma informação completa do processo das candidaturas.
*
Agradeço a Gabriela Carvalho a oferta de um conjunto de materiais, das Legislativas de 2015, do MPT.
LIVROS E ARTIGOS QUE INTERESSAM AO EPHEMERA
Na Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 31-32, 2013 foram publicados dois artigos com o título “As editoras portuguesas e o seu património em debate”. Nesse debate, em que participei, foi discutido o destino dos espólios das editoras que acabaram, entre aqueles que se perderam, aqueles de que não se sabe onde estão e aqueles que se salvaram, nalguns casos de forma muito precária.
ESPANHA – UM PAÍS DE “PEGATINEROS”
Tendo participado do recente XI Intercambio de Pegatinas Polítcas, pude observar a importância do coleccionismo de autocolantes políticos em Espanha, a sua longa tradição, assim como o trabalho de divulgação em exposições e livros que os nossos companheiros espanhóis tem feito. Aqui fica uma série de autocolantes sobre essas actividades.
EM CURSO
A digitalização dos autocolantes vinda de Espanha continua. De cerca de 1000 autocolantes entrados, já foram digitalizados cerca de 750.
















Seja o primeiro a comentar