EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (2 A 8 DE NOVEMBRO DE 2015)

A COLECÇÃO EPHEMERA VAI A CAMINHO DO TERCEIRO VOLUME:

o livro de António Campos Leal Luz nos Livros. 30 Fotografias Estenopeicas  de que deverá haver os primeiros exemplares na próxima semana. Será o presente de Natal para os Amigos do Ephemera.

Entretanto, entrevistas sobre o ARQUIVO / BIBLIOTECA  e as colecções foram dadas ao Sol para a revista Tabu e ao Correio da Manhã Domingo, a saírem nas próximas semanas .

LUZ NOS LIVROS 

Aqui.

ENTRADAS E AGRADECIMENTOS

Agradeço a Henrique Cayatte  a proposta pro bono, de criar um logótipo para o EPHEMERA, tendo já feito algumas sugestões de grande qualidade. Henrique Cayatte é,  como se sabe, um dos mais conhecidos designers gráficos portugueses e um bom amigo do EPHEMERA. É uma honra para o EPHEMERA que gaste tempo do seu trabalho e use o seu talento para nos ajudar a ter uma imagem gráfica de qualidade.

*

Agradeço a Jorge Gonçalves a oferta de uma colecção de autocolantes, e pins. (Em breve, mais detalhes.)

*

Agradeço a Rui Paulo Pereira a oferta de uma colecção de 250 autocolantes, onde predominam os editados pelo Partido Socialista na década de 80. A colecção tem ainda a particularidade de incluir um autocolante desenhado por este fundador do núcleo de Amoreira do PS.

*

Agradeço às campanhas presidenciais  de Sampaio da Nóvoa e de Henrique Neto, a pronta colaboração na recolha e registo dos materiais de campanha que tem permitido uma informação completa do processo das candidaturas.

*

Agradeço a Gabriela Carvalho a oferta de um conjunto de materiais, das Legislativas de 2015, do MPT.

*
Agradeço a Maria João Pires a recolha exaustiva dos materiais do Livre referentes a diversos actos eleitorais (Europeias, Primárias e Legislativas de 2015).
*
Entraram uma série de fotografias de imprensa relativas à luta das mulheres americanas pelo “Equal Rights Amendment” (ERA), que serão colocadas na pasta respectiva (EUA – EQUAL RIGHTS AMENDMENT (ERA)).

LIVROS E ARTIGOS QUE INTERESSAM AO EPHEMERA

Na Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 31-32, 2013 foram publicados dois artigos com o título “As editoras portuguesas e o seu património em debate”. Nesse debate,  em que participei, foi discutido o destino dos espólios das editoras que acabaram, entre aqueles que se perderam, aqueles de que não se sabe onde estão e aqueles que se salvaram, nalguns casos de forma muito precária.

ESPANHA – UM PAÍS DE “PEGATINEROS”

Tendo participado do recente XI Intercambio de Pegatinas Polítcas, pude observar a importância do coleccionismo de autocolantes políticos em Espanha, a sua longa tradição, assim como o trabalho de divulgação em exposições e livros que os nossos companheiros espanhóis tem feito. Aqui fica uma série de autocolantes sobre essas actividades.

EM CURSO

A digitalização dos autocolantes vinda de Espanha continua. De cerca de 1000 autocolantes entrados, já foram digitalizados cerca de 750.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta