EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA ( DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2016)

EM CONSTRUÇÃO / EM ACTUALIZAÇÃO

Ver  EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA ( DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2016) – SUPLEMENTO DA BIBLIOTECA

APELO

Irei estar dentro de uma semana na China para fazer umas conferências, passando em Macau, Hong Kong e Xangai, e farei recolhas e compras para o EPHEMERA. O EPHEMERA tem aí leitores e amigos, pelo que apelo a que se possa recolher materiais relativos à vida política e sindical , com relevo para Macau e Hong Kong.

A língua não é obstáculo. No ARQUIVO / BIBLIOTECA existem já materiais  em chinês, para além obviamente do inglês.

Desde já, obrigado.

O ENTREPOSTO DO EPHEMERA EM LISBOA

Um contínuo fluxo de materiais, estes vindos do Porto.

Obrigado a todos os que fizeram esforços activos para se encontrar um local que funcionasse como uma espécie de entreposto para o EPHEMERA em Lisboa, onde fosse possível recolher materiais e trabalhar na sua organização e digitalização. Este objectivo está resolvido, o que permite utilizar melhor as ofertas de trabalho voluntário recebidas e facilitar as recolhas.

Em breve, haverá notícias sobre esse local que em fins de Março deverá estar a funcionar em pleno. Obrigado.

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Copy of Scanner_20160228 (13)

Entraram por aquisição um conjunto de panfletos, correspondência, recortes, newsletters, pins, autocolantes, etc., relativos a EUA – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1980 – INDEPENDENTE – JOHN B. ANDERSON – PATRICK J. LUCEY. Esta foi uma das candidaturas independentes à Presidência dos EUA com maior sucesso.

*

z24

Agradeço a Miguel Baltazar a excelente cobertura da MANIFESTAÇÃO “STOP TRIDENT” (LONDRES, 27 DE FEVEREIRO DE 2016). Vieram outros materiais, incluindo os panfletos distribuídos, que serão posteriormente publicados.

*

Cartaz.

Agradeço a Maria Faustino mais um envio de documentação dos sindicatos dos  professores e da CGTP.

*

Copy 3 of Scanner_20160223 (4)Agradeço a Graciete Caldeira a importante oferta que fez de um vasto conjunto de materiais (panfletos, livros, autocolantes, pins, cartazes, etc.) relativos à actividade política e sindical, em particular do PCP e do MDP. Os autocolantes e os pins estão a ser digitalizados e, na próxima semana, iniciar-se-á a fotografia dos cartazes.  Só para dar um exemplo do valor desta oferta, refira-se uma documentação muito completa dos Congressos Republicanos de Aveiro, e um conjunto de cartazes portugueses, angolanos e franceses, do PCP e MDP, do MPLA e do PCF.

*

IMG_7233

x

x

x

Agradeço a Jorge Fernandes a oferta de uma colecção encadernada dos primeiros 100 números do Avante!, incluindo os números especiais.

*

Agradeço a José Paulo Assunção a oferta de um conjunto de livros que herdou de seu Pai, incluindo, entre outros, uma colecção de livros sobre Salazar e Sá Carneiro.

*

Entrou, por aquisição, um conjunto de panfletos, periódicos e outros materiais com origem num militante do Grito do Povo/ OCMLP que se encontrava fora de Portugal. Em breve se fará notícia mais detalhada.

*

Entrou no ARQUIVO / BIBLIOTECA um número significativo de publicações inglesas com origem em grupos e partidos radicais, comunistas e anarquistas.

PAPÉIS SALVOS (QUASE) DO LIXO

Trata-se de uma colecção de “mornas” de Cabo Verde manuscritas, transcritas por Jorge Fernandes Monteiro (Jotamont) (1913-1998). Poderá ser o original manuscrito de Mornas para Piano publicado em 1987, ou poderá ser uma outra compilação com “mornas” originais. Estava numa pilha de papéis misturados num armazém de velharias, sem qualquer ordem.

*

Outro conjunto de documentos salvos igualmente do lixo, foram cerca de 20 trabalhos originais sobre a geologia colonial, feitos pelos serviços oficiais de Angola e Moçambique. Não sei se existem cópias, que terão que ser à máquina e por isso com muito poucos exemplares, e se existem nos arquivos nacionais ou dos novos países. Pelo sim, pelo não trouxe-os.

*

Na mesma altura da “salvação” dos documentos anteriores e na mesma pilha onde estava misturado “papel” de diferentes origens, sem nexo, nem ordem, havia vários manuscritos e desenhos, sem grande valor histórico, mas curiosos. A minha experiência é que mais cedo ou mais tarde, em conjunto com outros, ou em complemento de outros, tornam-se úteis. Aqui vão alguns exemplos:

*

Scanner_20160227 (63)

Edição a stencil encadernada de O Mistério da Igreja do Padre João António de Sousa, de que não encontrei referências.

Caderno de anotações manuscritas de um médico, dos sintomas aprsentados pelos seus doentes, nas décadas de 20 a 40 do século XX.

Livro com anotações de dívidas de um grande lavrador de Mourão, desde o fim do século XVII às primeiras décadas do século XIX.

Parte do Cardeal Gonzaga em A Ceia dos Cardeais.

“Caderno de versos bonitos” de uma jovem (Setúbal, 1892).

Aguarela.

NOTÍCIAS

A memória da oposição e resistência ao Estado Novo
Reproduz-se o apelo de colaboração de Filipa Raimundo:
“No âmbito do projecto ‘A memória da oposição e resistência ao Estado Novo’ coordenado pela Dra. Filipa Raimundo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, vimos por este meio solicitar a colaboração de quem, durante o Estado Novo português, tenha:
– sido preso ou detido por motivos de ordem política (em Portugal ou nas colónias),
– sido afastado ou impedido de ingressar na função pública por motivos ideológicos,
– vivido no exílio ou na clandestinidade,
– desertado ou sido refratário por motivos ideológicos,
– OU seja familiar próximo de alguém que tenha passado pelas situações acima descritas.
A colaboração consistirá na participação em grupos de discussão (em data e hora a definir) e/OU no preenchimento de um breve questionário que disponibilizaremos a todos aqueles que nos contactarem.
A colaboração de cada um é muitíssimo importante para o sucesso deste estudo!
Agradecíamos que quem quiser ou puder participar neste estudo, nos façam chegar essa informação através dos seguintes contactos:
Endereço electrónico: filipa.raimundo@ics.ul.pt
Telemóvel: 916225834 (Filipa Raimundo)
Telefone fixo: 217804700 (Instituto de Ciências Sociais)
Estaremos à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas através dos mesmos contactos e agradecemos desde já a vossa colaboração.
Com os melhores cumprimentos
Filipa Raimundo
Investigadora de Pós-Doutoramento
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Av. Prof Aníbal Bettencourt, 9
1600-189 Lisboa”
*

International Conference PHOTOGRAPHY AND THE LEFT

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas  (UNL/FCSH)

& Cic.Digital FCSH  (Centre for research in communication, information and digital culture)

Institute of Contemporary History / FCSH (IHC/FCSH)

Since the late nineteenth century, with Jacob Rijs and Lewis Hine as many others from all over the world, photography has been a medium for denouncing injustice, claiming for better life means and helping revolutionary causes. As a natural consequence of its documental nature it became the privileged medium for contemporary art that aim to challenge political and social establishment.

This conference will explore photographic creation as a social and leftist weapon and its publics all along the twentieth and twentieth-first century. It aims to examine the relationship between documentary photography, human causes and social ideals, class and political commitment, social and economical criticism. It will consider photographic practices and their production of both publics and politics, thinking specifically about the relationship between Leftist practices and the mainstream. It will be accompanied by a film projection program at the Museum of Chiado – Museum of Contemporary Art in Lisbon, the site where the conference will take place.

We invite paper submission of no more than 500 words abstract that focuses on photography related to:

social work

revolutionary causes

colonial and postcolonial

political fights

the role of images in leftist campaigns

photography and ideology

contemporary art photography and social criticism

Keynote speakers : Jorge Ribalta (confirmed); Steve Edwards (tbc)

Conference Venue & Dates : Museum of Chiado (MNAC) – Museum of Contemporary Art in Lisbon, 16-17 June 2016

Languages: Portuguese, Spanish and English

Please send your abstracts by 12th April 2016 to: patrikia.leal@gmail.com and  lorenakrs@gmail.com

Contact Info: Patricia Leal (PhD Research Fellow at Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) – Email: patrikia.leal@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply