EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2016)

EM CONSTRUÇÃO / ACTUALIZADO

Ver EPHEMERA – NOTÍCIAS DAS SEMANAS (JULHO-AGOSTO DE 2016) – SUPLEMENTO DA BIBLIOTECA

*

EPHEMERA EM TORRES VEDRAS

Por iniciativa do nosso Amigo Venerando Matos, realizou-se um jantar em Torres Vedras com a presença de uma delegação lisboeta, com cerca de 15 potenciais doadores e colaboradores locais para o ARQUIVO EPHEMERA, e pessoas interessadas no trabalho que fazemos ( a lista será publicada em breve). Será a primeira de uma série de iniciativas locais de recolha e de sensibilização para que “não se deite fora nada”, o que em Torres Vedras é um pouco chover no molhado visto que a consciência patrimonial e do papel da memória é ímpar em relação a muitas outras partes do país.

Foi um grande sucesso quer pela qualidade e interesse das presenças – um retrato vivo da história dos últimos cinquenta anos de Torres Vedras, militância política na oposição à ditadura, prática autárquica, movimentos políticos, estudantis, sociais, culturais, defesa do património local, história local e regional, etc., etc.,-  e já pelos resultados obtidos na recolha de muito material. A iniciativa foi acompanhada por uma equipa da TVI que está a preparar um documentário sobre o ARQUIVO.

A partir de agora passamos a ter um ponto de recolha local de materiais (ao cuidado de Venerando Matos) e várias hipóteses de trabalho comum, incluindo já a preparação para a cobertura das próximas autárquicas.

Obrigado ao Venerando e aos nossos amigos de Torres.

EPHEMERA EM ALMADA

copy-of-dscf2196

EPHEMERA NO PORTO

PARCERIA COM O MIRA FORUM

img_3608

Ver aqui.

“O MIRA FORUM colabora com o projecto EPHEMERA – a biblioteca arquivo de José Pacheco Pereira – através de várias iniciativas (exposição dos materiais da LUAR, apresentação da colecção EPHEMERA da Tinta-da-china).

PERMANÊNCIA NO MIRA
A partir da semana que se inicia a 24 de Setembro, passamos a assegurar uma permanência na galeria às quintas-feiras, das 15:00 às 19:00 para recebermos material e desenvolver um conjunto de tarefas relacionadas com o projecto. Autocolantes, comunicados, fotografias, cartazes, faixas, pins … que se relacionem com eventos/acções de carácter político e social são bem vindos.

AS PAREDES FALAM …

As paredes das ruas e tantas vezes as caleiras, as portas e portões, o chão, as papeleiras, os contentores são repositórios de frases, imagens, papéis colados que remetem para acontecimentos, causas, protestos … Pedimos que fotografem esses materiais e que registem o mês e ano em que foram fotografados bem como a localidade e rua onde foram encontrados. Podem enviar esses materiais para o email miraforum@espacomira.net e/ou integrá-los no álbum que organizámos no grupo do MIRA FORUM. Estes registos integrarão o projecto EPHEMERA. Podem participar neste álbum coletivo no facebook, indicando na legenda da imagem o local e a data do registo: 

https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.1152667281470416&type=1

Visita guiada por Pacheco Pereira à exposição sobre a LUAR

Inauguração e visita guiada à exposição “Uma Nova concepção de Luta”

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

ESPÓLIO DA REVISTA MUNDO DA CANÇÃO

 

ccf19092016_0004

Cortes da Censura ao Mundo da Canção.

copy-of-ccf19092016_0003

Auto de fé da PIDE onde se encontram exemplares do Mundo da Canção.

Agradeço a oferta do espólio da revista  Mundo da Canção  por Avelino Tavares, a sua alma, corpo e braços, e o papel de Manuel Vitorino, o fundamental intermediário, que esteve nas reuniões do Ephemera no Porto. É um espólio vastíssimo, inclui papeis, correspondência, programas, cartazes, fotografias, discos e DVDs , etc., etc. duma revista fundamental no mundo da música na viragem geracional dos anos 60-70. Mas o espólio contém igualmente documentação integral da luta pela manutenção do Coliseu como sala de espectáculos e impedindo a sua venda  à IURD e muitos outros movimentos culturais no Porto.

A importância deste espólio implica uma notícia mais detalhada, mas fica já aqui a referência.

Movimento dos “Amigos do Coliseu” (1995): autorização de concentração junto do Coliseu no dia 4 de Agosto de 1995; panfletos e bilhetes.

*

ESPÓLIO FOTOGRÁFICO DO CAPITÃO AVIADOR NORBERTO GUIMARÃES

copy-2-of-ccf19092016

copy-of-ccf19092016

Agradeço a oferta de um espólio fotográfico do capitão aviador Norberto Guimarães e sua família,  pela sua neta e minha amiga, Ernestina Lago Guimarães (Nini) , muito interessante sobre a criação da aviação militar portuguesa, na I Guerra, e mais tarde pelo exílio de um militar que se opôs à ditadura. As fotos mais relevantes serão publicadas em breve, junto com informação suplementar. Para se perceber quem foi Norberto Guimarães e a sua importância, seguem-se alguns dados de carácter histórico.

Num cenário de fraca colaboração entre o Governo Inglês e o Governo Português, os intuitos de formar o “Serviço de Aviação do CEP” acabaram por se gorar, não sem ter existido uma vontade firme e repetida do Capitão Norberto Guimarães para o criar. O Capitão Norberto Guimarães foi nomeado para formar e comandar o Serviço de Aviação do CEP10. Do seu conhecimento sobre o funcionamento dos esquadrões do Royal Flying Corps (RFC), surgiu a proposta de organização do serviço aéreo português na Flandres. Devido às dificuldades que o Governo Inglês colocava à formação de pilotos portugueses, e devido às excelentes relações pessoais do Capitão Norberto Guimarães com o Estado-Maior francês, os pilotos portugueses foram colocados em escolas de aviação francesas e, ainda, foi garantida as alocações posteriores em esquadrilhas de caça ou de bombardeamento francesas, por forma a virem a ter experiência de combate.”

(A Formação do Corpo Aéreo Militar do CEP)

Ver FARINHA, Luís, “Norberto Guimarães. Pioneiro da Aeronáutica Militar”, História nº 38, Ano XXIII, (III Série), Setembro 2001,p.46-53.

*

COMPRAS NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO

A Feira do Livro do Porto é, em praticamente tudo, melhor do que a de Lisboa. Tem mais diversidade, tem mais publicações alternativas e fanzines, tem alfarrabistas com um stock mais diversificado. Eis algumas compras feitas este ano:

Fanzines e publicações alternativas.

Uma proposta publicitária, da nossa agência pioneira a Belarte, para incentivar o uso do chapéu no meio da crise da indústria chapeleira (em S. João da Madeira, p.e.).

Para apoiar a COLECÇÃO DE PUBLICIDADE.

Um estudo sobre o “nudismo” no apogeu do movimento naturista, um pretexto para publicar algumas fotografias de um erotismo controlado.

Para acompanhar  o fundo naturista do ARQUIVO (Ver MANUSCRITOS: KOAD AR RO’CH )

*

Agradeço a Carlos Fernandes a oferta de um conjunto de panfletos e objectos relativos às eleições autárquicas e outras nos últimos anos.

*

img-20160918-wa0002

O Brasil vai ter eleições municipais no dia 2 de Outubro. pelo que apelamos aos nossos amigos brasileiros para o  envio do material eleitoral. Já começamos, aliás, a receber algum, mas falta quase tudo….

*

PERMANÊNCIAS:

EPHEMERA EM LISBOA NA

26 de março de 2016

As permanências na LER DEVAGAR estão-se estabilizar num horário habitual. Fora desse horário, se alguém precisar de entregar algum material, ou de qualquer outra informação ou contacto, envie-nos um email para ver se é possível marcar uma presença no espaço. O espaço é no interior da Livraria Ler Devagar na LX Factory.

AMANHÃ: TERÇA-FEIRA , 20 DE SETEMBRO, DAS 17 ÀS 19 HORAS.

QUINTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DAS 17 ÀS 19 HORAS.

*

EPHEMERA NO PORTO

Copy of 2 de agosto de 2016

O espaço é no edifício das Ciências de Comunicação da Universidade do Porto, ( Praça Coronel Pacheco, 15, 3º andar, sala 308 (ID+) e é gerido pelo ID+, Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (UP e UA).

A ANUNCIAR.

img_8975

Trabalho no Espaço EPHEMERA ID+ no Porto na preparação da exposição sobre as lutas estudantis no Porto nas décadas de sessenta e setenta.

 

1 Comment

  1. Muito importante a divulgação destas cartas de Henrique Galvão. Graças a um ofício do Cônsul em Sevilha, António de Cértima, sabe-se que Galvão acompanhava a coluna do Comandante Castejón (Antonio Castejón Espinosa – 1896-1979) coluna essa que ficou conhecida por «coluna da morte» e que – segundo o cônsul, estava «destinada a submeter os grupos marxistas que dominam Badajoz e a seguir em direcção a Madrid» (TT – AOS/CO/NE 3 I)

Leave a Reply