
Conforme previsto, teve lugar no passado dia 27 de Julho a nossa Assembleia Geral Anual para aprovação do relatório e contas de 2021, que foram ambos aprovados por unanimidade dos 54 associados, presentes ou representados.
Aqui fica um sumário dos aspectos apresentados na Assembleia:
– Eventos realizados
Realizaram-se em 2021 28 eventos, de iniciativa própria ou em colaboração com outras entidades, como o Museu Nacional de História Natural, a Sociedade Portuguesa de Autores, a ADAO, a Junta de Freguesia de Lavra, Matosinhos, a Fundação Amélia de Melo, as Câmaras Municipais de Oeiras, do Barreiro e de Aveiro, a Escola António Arroio, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a Baía do Tejo, o ISCTE, a Junta de Freguesia de Viseu, a Associação Bento de Jesus Caraça, a Brotéria e a Universidade de Évora.
– Ofertas de materiais e espólios
Durante o ano de 2021 recebemos quase duas centenas de ofertas, desde espólios integrais, passando por pequenos acervos documentais até cartazes utilizados em manifestações, objectos com interesse para o nosso estudo, e ainda material de escritório, estantes usadas e equipamentos diversos.
– Recolha de materiais/acompanhamento de eventos
Igualmente, a recolha activa de materiais e registos de propaganda política, manifestações e protestos, com fotografia e vídeos, foi mantida, ainda que prejudicada pela situação sanitária, tendo-se, mesmo assim, registado cerca de 93 eventos, em Portugal e no estrangeiro.
– Publicações
Em 2021 publicámos dois cadernos e um livro. Trata-se dos cadernos 4 e 5 da Colecção de Cadernos do Ephemera, a Correspondência de Maurício Pinto, organizada e comentada por Maria Mafalda Viana e Depois da Memória, contendo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Gravura e Serigrafia da Escola António Arroio, que deram igualmente lugar a uma exposição.
O livro editado foi o oitavo volume da “Colecção Ephemera” da Tinta da China, com o título Diário dos Dias da Peste, com parte das publicações feitas no blogue sob o título “Ephemera Diário”.
– Presença na Internet
Nas diversas plataformas onde o @ArquivoEphemera está presente tem-se registado um crescimento constante no número de seguidores que, em 2021, atingiu o total de 22.000, assim distribuídos:
Facebook: 12.731 | Twitter: 6.723 | YouTube: 1.342 [cerca de 1.300 vídeos publicados] | Instagram: 975.
– Protocolos
Em 2021 celebrámos protocolos de cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa, a Entidade das Contas e Financiamentos Partidários e com a Sociedade Portuguesa de Autores.
–Novos associados: em 2021 tivemos 98 novos associados.
– Contas anuais
O resultado líquido do exercício foi de 7.802,80 €, devendo-se este saldo, na sua grande parte, a donativos, cujo valor subiu de forma significativa, assim como o pagamento de quotas.
Aspectos da Assembleia.
Aspectos da visita prévia feita com os Associados presentes.






Seja o primeiro a comentar