REALIZOU-SE A ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA – RELATÓRIO E CONTAS APROVADOS POR UNANIMIDADE (27 DE JULHO DE 2022)

Conforme previsto, teve lugar no passado dia 27 de Julho a nossa Assembleia Geral Anual para aprovação do relatório e contas de 2021, que foram ambos aprovados por unanimidade dos 54 associados, presentes ou representados.

Aqui fica um sumário dos aspectos apresentados na Assembleia:

 

– Eventos realizados

Realizaram-se em 2021 28 eventos, de iniciativa própria ou em colaboração com outras entidades, como o Museu Nacional de História Natural, a Sociedade Portuguesa de Autores, a ADAO,  a Junta de Freguesia de Lavra, Matosinhos, a Fundação Amélia de Melo, as Câmaras Municipais de Oeiras, do Barreiro e de Aveiro, a Escola António Arroio, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a Baía do Tejo, o ISCTE, a Junta de Freguesia de Viseu, a Associação Bento de Jesus Caraça, a Brotéria e a Universidade de Évora.

 

– Ofertas de materiais e espólios

Durante o ano de 2021 recebemos quase duas centenas de ofertas, desde espólios integrais, passando por pequenos acervos documentais até cartazes utilizados em manifestações, objectos com interesse para o nosso estudo, e ainda material de escritório, estantes usadas e equipamentos diversos.

 

– Recolha de materiais/acompanhamento de eventos

Igualmente, a recolha activa de materiais e registos de propaganda política, manifestações e protestos, com fotografia e vídeos, foi mantida, ainda que prejudicada pela situação sanitária, tendo-se, mesmo assim, registado cerca de 93 eventos, em Portugal e no estrangeiro.

 

– Publicações

Em 2021 publicámos dois cadernos e um livro. Trata-se dos cadernos 4 e 5 da Colecção de Cadernos do Ephemera, a Correspondência de Maurício Pinto, organizada e comentada por Maria Mafalda Viana e Depois da Memória, contendo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Gravura e Serigrafia da Escola António Arroio, que deram igualmente lugar a uma exposição.

O livro editado foi o oitavo volume da “Colecção Ephemera” da Tinta da China, com o título Diário dos Dias da Peste, com parte das publicações feitas no blogue sob o título “Ephemera Diário”.

 

Presença na Internet

Nas diversas plataformas onde o @ArquivoEphemera está presente tem-se registado um crescimento constante no número de seguidores que, em 2021, atingiu o total de 22.000, assim distribuídos:

Facebook: 12.731   |   Twitter: 6.723   |   YouTube: 1.342 [cerca de 1.300 vídeos publicados]   |   Instagram: 975.

 

Protocolos

Em 2021 celebrámos protocolos de cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa, a Entidade das Contas e Financiamentos Partidários e com a Sociedade Portuguesa de Autores.

 

Novos  associados: em 2021 tivemos 98 novos associados.

 

– Contas anuais

O resultado líquido do exercício foi de 7.802,80 €, devendo-se este saldo, na sua grande parte, a donativos, cujo valor subiu de forma significativa, assim como o pagamento de quotas.

 

Aspectos da Assembleia.

Aspectos da visita prévia feita com os Associados presentes.

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply