INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO MIMA / EPHEMERA : “MULHERES PELA LIBERDADE” ( 5 DE ABRIL DE 2024, PALÁCIO BALDAYA, LISBOA)

 

Neste ano em que se comemora o cinquentenário da Revolução em Portugal, faz sentido relembrar que nem todas as conquistas pelos direitos consagrados às mulheres foram de aquisição imediata, resultando antes de morosos processos de aceitação colectiva que, no seu decurso, suspenderam e condicionaram diversas vidas.

Porque é importante resgatar a memória deste passado recente, procurou-se com esta exposição dar foco a um conjunto de mulheres que se destacaram em áreas diversas da cultura e do contexto político, na sua luta por uma voz activa da mulher na sociedade.

Num enquadramento cronológico que vai desde o final do século XIX até à contemporaneidade, são referidas mulheres que lutaram pelo direito ao voto, por melhores condições de vida, pela libertação da ditadura, pela igualdade na vida cívica e pela luta de direitos fundamentais como acesso à educação, à saúde ou, simplesmente, por poderem manifestar-se.

Esta exposição resulta de uma colaboração entre o MIMA – Museu da Mulher e o Arquivo Ephemera.

Tendo como ponto de partida o trabalho que tem sido desenvolvido pela Paula Castelar para a Antena 2, nos programas “da Costela de Adão” e “No Tempo das Dálias”, sobre mulheres com histórias de vida exemplares, foi feita uma pequena selecção das retratadas que se conjugou com documentação alusiva existente no Arquivo Ephemera.

Procurou-se desta forma permitir o acesso a livros, periódicos, fotografias e documentos diversos que complementam a percepção das suas histórias de vida.

Mais que uma homenagem, esta exposição pretende propor à reflexão a ideia de que que o potencial humano não conhece limites de género e que depende de todos a construção de um futuro mais inclusivo, justo e empático.

Carla Pacheco

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply