Posted by: JPP | 25/05/2009

ESPÓLIO JOSÉ CARLOS FERREIRA DE ALMEIDA

25-Mai-09 Fotografia (4)Terminou de entrar no arquivo, por aquisição,  o espólio de José Carlos Ferreira de Almeida.  José Carlos Ferreira de Almeida (1934-2009), sociólogo, teve uma extensa carreira cívica e profissional, de que se dará nota numa biografia mais detalhada em breve. O espólio representa  um importante repositório de toda uma vida pessoal e profissional, passada em França e em Portugal, cobrindo cerca de 15 metros lineares.

*

IMG_0030copia-de-03052009199IMG_0031

(Partes do espólio à chegada.)

Cópia de 16052009271

(Espólio em processo de organização.)

Um inventário provisório compreende:

– documentos pessoais de identidade (cartões de identidade, passaportes, cartões de escolas e universidades, jornais, organizações, associações, partidos e movimentos políticos):

– cadernos escolares, exercícios, sebentas, etc.

– correspondência pessoal e familiar (englobando também parte da correspondência de seu pai Comendador António Ferreira de Almeida);

– correspondência cientifica e profissional:

– contabilidade

– CVs;

– materiais associados à docência no ISCTE;

– fotografias

DEF0104ONEBR

(1º de Maio de 1974.)

– diários

25-Mai-09 Fotografia (6)

(Notas de um debate da Intervenção Socialista em 8 de Maio de 1976.)

– notas, apontamentos, textos manuscritos, incluindo pastas sobre eventos em que participou, com os documentos coligidos, assim como as notas pessoais relativas a esse evento:

– publicações próprias

– colecção de materiais sobre Gouveia (proveniente de seu pai Comendador António Ferreira de Almeida)

25-05-2009 25-Mai-09 Fotografia (5)

– colecção de materiais sobre cinema e cineclubismo

– trabalhos sobre a emigração, ficheiros, apontamentos, fotografias, recortes (NOVAS ENTRADAS E AQUISIÇÕES: ARQUIVO DE RECORTES SOBRE A EMIGRAÇÃO NOS ANOS SESSENTA E SETENTA)

– colecções de periódicos  ( colecções bastante completas do Nouvel Observateur, anos 60 e 70; Notícias da Amadora: Gazeta da Semana; Opção, Vida Mundial, Século Ilustrado, Guilde du Livre; New York Review of BooksClarté; suplementos do Diário de Lisboa; A Batalha: boletins internos do PS; números avulsos de mais de cem títulos de periódicos clandestinos, da imprensa estudantil, da emigração, etc.)

Cópia de 25-05-2009 02 25-05-2009 0225-05-2009 01 25-Mai-09 Fotografia (3)

– colecções de panfletos, documentos e outros materiais avulsos sobre:

– Maio de 1968;

– actividade política clandestina;

– UEDS;

– Partido Socialista;

– Movimento para o Aprofundamento da Democracia;

etc.

– livros (cerca de 100 títulos, dado que o grosso da biblioteca foi doado ao ICS), incluindo um secção temática sobre Israel.

*

A parte pessoal e privada do espólio permanecerá reservada, os outros materiais serão divulgados à medida que forem organizados. Os livros, brochuras, panfletos, periódicos, cartazes e outras publicações avulsas, serão integrados nas respectivas secções do arquivo e da bilbioteca, todo o resto do material manter-se-á organizado em conjunto identificado como Espólio de José Carlos Ferreira de Almeida.


Responses

  1. Pela notícia aqui dada, apercebo-me de que o José C Ferreira de Almeida , faleceu… Lamento muito profundamente ! Não sabia.
    Cruzámo-nos,em trabalho,em 1971,no atelier do Arq. Sebastião Formosinho Sanches,no Terreiro do Paço,e o seu convívio marcou-me,para sempre, com uma memória de vivacidade e de esperança para mim e para este país de emigrantes , de que ele foi um e eu outro, em Paris ,anos 60. Identificámo-nos muito rápidamente e afinal,muito brevemente.
    Chegámos a “criar” um gabinete de reflexão interdisciplinar que nunca foi avante…
    Saudades, um abraço José Carlos…
    António Muñoz


Deixar uma resposta

Categorias