Posted by: JPP | 05/09/2009

DESENHO, TRABALHOS MANUAIS, ARTES DECORATIVAS, PEDAGOGIA DO DESENHO NO ESPÓLIO DO CORONEL MARQUES LEITÃO

16-Ago-09 Fotografia (3) (2)

No  Espólio da Família Cottinelli Telmo e da Família Leitão de Barros / Espólio do Coronel Marques Leitão, esta última componente compreende um conjunto de publicações sobre desenho, trabalhos manuais, artes decorativas, ilustração, ensino e pedagogia  nestas áreas, datadas do século XIX e do principio do século XX.. Lendo a biografia da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira de Carlos Adolfo Marques Leitão percebe-se a génese destas colecções do espólio:

Professor pedagogista e oficial do Exército, n. em 1-V-1855 e m. em 25-11-1938. Assentando praça em 15-IX-1873, foi promovido a alferes em 5-1-1876, a tenente em 8-X1­-1882, a capitão em 21-XII-1887 e a major em 20-X-1898. Foi professor de Desenho e Geografia do príncipe real D. Luís Filipe e do infante D. Manuel. Figura de ele­vado prestígio no Exército e na Instrução, dedicou a cada um daqueles ramos a sua notável inteligência. Ofi­cial do Estado Maior, foi também director do Colégio Militar, cargo que desempenhou até à proclamação da República. Foi deputado, vogal do Conselho Tutelar de Terra e Mar, vice-presidente do Conselho Superior de Ensino Industrial e Comercial e presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa, durante a ditadura franquista. Nomeado director da Escola Industrial Marques de Pombal, tão dis­tinta se tornou a sua actividade, que fez daquele estabe­lecimento uma escola modelar. Em 1930 foi-lhe pres­tada, nessa escola, uma calorosa homenagem, com a assistência do Chefe do Es­tado. O coronel Marques Leitão era condecorado com as ordens de S. Bento de Avis, de Santiago, de N. Sra da Conceição e grã-cruz da Ordem da Instrução.

Divulgam-se aqui alguns exemplos dessa parte do espólio, que tem muitas publicações  difíceis de reproduzir pelo seu tamanho.

22-Ago-09 Fotografia (11)

22-Ago-09 Fotografia (9) 11


Deixar uma resposta

Categorias