No Espólio da Família Cottinelli Telmo e da Família Leitão de Barros / Espólio do Coronel Marques Leitão, esta última componente compreende um conjunto de publicações sobre desenho, trabalhos manuais, artes decorativas, ilustração, ensino e pedagogia nestas áreas, datadas do século XIX e do principio do século XX.. Lendo a biografia da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira de Carlos Adolfo Marques Leitão percebe-se a génese destas colecções do espólio:
Professor pedagogista e oficial do Exército, n. em 1-V-1855 e m. em 25-11-1938. Assentando praça em 15-IX-1873, foi promovido a alferes em 5-1-1876, a tenente em 8-X1-1882, a capitão em 21-XII-1887 e a major em 20-X-1898. Foi professor de Desenho e Geografia do príncipe real D. Luís Filipe e do infante D. Manuel. Figura de elevado prestígio no Exército e na Instrução, dedicou a cada um daqueles ramos a sua notável inteligência. Oficial do Estado Maior, foi também director do Colégio Militar, cargo que desempenhou até à proclamação da República. Foi deputado, vogal do Conselho Tutelar de Terra e Mar, vice-presidente do Conselho Superior de Ensino Industrial e Comercial e presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa, durante a ditadura franquista. Nomeado director da Escola Industrial Marques de Pombal, tão distinta se tornou a sua actividade, que fez daquele estabelecimento uma escola modelar. Em 1930 foi-lhe prestada, nessa escola, uma calorosa homenagem, com a assistência do Chefe do Estado. O coronel Marques Leitão era condecorado com as ordens de S. Bento de Avis, de Santiago, de N. Sra da Conceição e grã-cruz da Ordem da Instrução.
Divulgam-se aqui alguns exemplos dessa parte do espólio, que tem muitas publicações difíceis de reproduzir pelo seu tamanho.
Seja o primeiro a comentar