Posted by: JPP | 09/10/2009

ENTRADAS, ACTUALIZAÇÕES E AGRADECIMENTOS

Document (1)w

Entrou no ARQUIVO, por aquisição nos EUA, um grupo de mais de 200 emblemas e pins políticos americanos cobrindo as campanhas eleitorais  no século XX, em particular as presidenciais. Oriunda de um coleccionador privado, esta colecção vai desde os anos vinte até aos noventa do século XX e inclui alguns espécimes bastante raros. Nela estão representados em diferentes formatos e diferentes técnicas, pins e emblemas das campanhas de Hoover, Roosevelt, Truman, Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Carter, Ford, Reagan, etc., assim como dos vice-presidentes e dos candidatos derrotados como Mondale, Goldwater, Humphrey, Dewey, McCarthy, etc. Estão igualmente representadas algumas campanhas para governadores , congressistas e senadores.

Esta colecção vem completar um pequeno fundo já existente para os presidentes americanos mais recentes, como Reagan, Clinton, Bush pai e filho e Obama.

*

Continuam a ser recebidos quer por email, quer pelo correio centenas de documentos, panfletos, objectos e fotografias respeitantes à eleições autárquicas de 2009. Acrescento aos agradecimentos anteriores os nomes de Alfredo Côrte-Real, Carlos Loureiro, Pedro Miguel Teixeira, João Martins, Teresa Calado, Carlos Oliveira, João Paulo Ferreira, Pedro Caldeira, entre outros e aos colaboradores mais antigos que mantêm o fluxo de material quer fotográfico, quer através do envio pelo correio dos originais.  Este trabalho colectivo permitiu já ultrapassar o terço dos concelhos cobertos e acrescentar muita coisa nova aos que já tinham uma “pasta” aberta. Os Açores, o Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes, o litoral centro- norte, Aveiro, os distritos de Leiria, Castelo-Branco, Guarda, Setúbal, assim como parte do Algarve, têm muito pouca representação nesta amostra, por isso há ainda muito trabalho a fazer.

Aos concelhos até agora referidos acrescentaram-se Setúbal, Barcelos, Vila do Conde, Porto de Mós, Alvaiázere, Pombal,  entre outros. A representação das freguesias está igualmente a a aumentar. Pouco a pouco, na medida do meu tempo, tudo será aqui colocado.

Quando o trabalho de recolha e publicação estiver mais  avançado publicarei uma lista completa de todos os que contribuíram para este trabalho colectivo, que ficará ao serviço de todos, investigadores, jornalistas, estudantes, interessados na história local, profissionais do marketing, etc.

*

panfleto_exterior

Lista da freguesia de Ferreiró (Vila do Conde) que não cumpre a lei da Paridade, visto que é constituída só por  mulheres.

Actualizadas as notas

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009 (com autonomização de Alcanena).


Deixar uma resposta

Categorias