Posted by: JPP | 22/02/2010

AGRADECIMENTOS, OFERTAS, ENTRADAS, ESTADO DO ARQUIVO / BIBLIOTECA

Em breve, mais boas notícias quanto aos fundos do ARQUIVO, com a entrada, por oferta, de uma importante colecção de revistas, cartazes, autocolantes, pins, etc. de extrema-direita, neo-fascistas, neo-nazis, nacional-bolcheviques, etc. de diversas nacionalidades. No momento da entrada se farão os respectivos agradecimentos e um inventário provisório do espólio, que começará a ser colocado em linha logo que possível.

*

Agradeço igualmente a oferta de uma colecção de cartazes das campanhas presidenciais de Le Pen.

*

Repito os agradecimentos  a todos que continuam a enviar materiais das eleições autárquicas de 2009 e a pedir a sua paciência para com o atraso da sua publicação em linha. De qualquer modo, a publicação dos originais no Google Docs tem facilitado a divulgação de textos mais longos como sejam os programas,  e o número de documentos publicados torna este repositório o mais completo de sempre sobre qualquer eleição portuguesa depois do 25 de Abril. De qualquer maneira, todas as entradas nos concelhos já representados e ou de novos concelhos continua em aberto e todas as colaborações são bem vindas.

*

Entraram nas últimas semanas no ARQUIVO, na sua maioria por aquisição, mais de cem cartazes portugueses e estrangeiros, de que se irá dando nota.

*

O tratamento dos papéis de Sá Carneiro (oriundoS do Arquivo Conceição Monteiro) tem estado interrompido por falta de tempo, mas em breve colocarei em linha um inventário  de cerca de 200 pastas mais pequenas, com o título com que estavam classificadas e uma breve descrição do seu conteúdo.

*

Começaram a ser encadernadas  um conjunto de edições monumentais oitocentistas que vieram junto com o espólio oferecido por Joaquim Barros de Sousa. Em baixo, edições de Dante e de Milton em novas encadernações.


*

Estão a ser digitalizados os álbuns de fotografias antigas existentes no ARQUIVO. Num deles existe uma fotografia do 5 de Outubro de 1910 que, tanto quanto pude verificar,  é  inédita .

Cenas de Carnaval na primeira década do século XX.


Deixar uma resposta

Categorias