Posted by: JPP | 08/12/2010

PPD – DOCUMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTERNA (1974)

O Arquivo Conceição Monteiro – papéis de Sá Carneiro (1974-1980) é particularmente rico em documentação sobre o processo de fundação do PPD e da sua implantação, no continente e nas ilhas, no ano da génese de 1974. Muitos desses documentos, pareceres, notas, correspondência, manuscritos, não se encontravam organizados por Conceição Monteiro em pastas próprias, e por isso estavam dispersos. Nessa parte do arquivo  que estou a organizar cronologicamente, mantendo qualquer forma de estrutura inicial  (por exemplo, grupo de correspondência e notas manuscritas de Sá Carneiro, mas também de Magalhães Mota e outros fundadores), há dois grupos distintos: um, relativo ao processo de definição da estrutura e dos órgãos partidários, seu funcionamento e competências; outro, relativo à implantação nacional e regional concreta, centrado em correspondência enviada pelos núcleos fundadores nas cidades, distritos, e ilhas, muitas vezes relatando conflitos e divisões mas também o crescimento (ou não) do PPD por todo o país.

Os documentos que aqui se publicam pertencem ao primeiro grupo e mostram o processo difícil de estruturação de um partido novo, sem grande experiência organizativa e que tinha que estar permanentemente a resolver problemas de competência dos seus órgãos e a moldá-los às realidades da implantação partidária e da situação política.

 

SOBRE AS COMPETÊNCIAS DA COMISSÃO POLÍTICA

Parecer do Conselho de Fiscalização do PPD, Porto, 26 de Dezembro de 1974 (completo).

SOBRE A ORGANIZAÇÃO REGIONAL

Orientação a seguir em Relação à Organização Regional, s.d. [Novembro? 1974] (completo)

Francisco Sá Carneiro, Do: Secretário-Geral Aos: Secretários Gerais-Adjuntos, 19 de Dezembro de 1974 (completo).

SOBRE OS GRUPOS DE ESTUDO

Maria Helena Rodrigues e outros (abaixo-assinado), À Comissão Política do Partido Popular Democrático, 3 de Dezembro de 1974 (completo).

 

 


Deixar uma resposta

Categorias