ROMÉNIA – VINHETAS ANTICOMUNISTAS

Entre os espécimes que constituem a valiosa Colecção da Direita Radical que me foi oferecida e que tem vindo a ser divulgada em  várias notas do EPHEMERA,  conta-se uma colecção completa de vinhetas anticomunistas romenas. No momento da oferta, o seu autor, que pretende permanecer anónimo, enviou-me uma breve nota sobre essa colecção:

“Já anteriormente contei que no início dos anos 90 frequentei os exilados romenos da Legião do Arcanjo S. Miguel, vulgarmente conhecida por Guarda de Ferro, que habitavam em Madrid. O mais activista deste grupo de octogenários era Traian Popescu – editor de livros e da revista Carpatii – que morava num 4º andar do 82 da Calle Conde Peñalver.

Traian Pospescu ganhava a vida, em Espanha, com uma loja de filatelia situada no prédio onde habitava. Por isso, entre 1954 e 1969, editou uma larga série de vinhetas anti-comunistas. Um dia, juntamente com a aguardente de cebolas que fazia questão de oferecer a quem o visitava, prendou-me com um magnífico álbum onde creio que está a colecção completa.

Tenho hesitado em dar esta peça pelo afecto que me ligava ao falecido Popescu e recordo que ele – à época – já só possuía 2 exemplares. Portanto, deu-me algo que era importante e raro. Não sei se existirá outra peça igual, em Portugal. Nas minhas mãos fica ali, numa estante, anos sem ser tocada e apreciada. Nas suas ganhará uma nova alma e poderá ser divulgada e apreciada por outros.”

Em anexo publica-se um artigo e um livro de Troian Popescu sobre as vinhetas, ambos contendo elementos que permitem elaborar um catálogo completo destas séries.

ÁLBUM COM O CONJUNTO DAS VINHETAS

ARTIGO SOBRE AS VINHETAS ANTICOMUNISTAS

(Completo.)

LIVRO- CATÁLOGO DAS VINHETAS

 

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply