AGRADECIMENTOS E PRÓXIMOS PROJECTOS

Novos materiais entrados: lenço da campanha presidencial de Mário Soares 1985-6

Um dos próximos projectos do EPHEMERA é a cobertura das eleições legislativas de Junho de 2011. Apesar de haver cada vez menos material em papel, substituído por publicações electrónicas, mesmo assim algum existirá. Faço aqui de novo um apelo a todos os amigos do EPHEMERA para a recolha do maior número desses documentos, de todo o espectro político e mesmo os papeis “espontâneos”, de modo a poder fazer-se uma cobertura nacional das eleições.

Novos materiais entrados: identificação do XIII Congresso Regional do PSD Madeira.

Entre os próximos projectos do EPHEMERA conta-se completar a publicação do jornal estudantil Binómio, incluindo os numerosos suplementos. Todos os números, de que já foram publicadas capas, já estão integralmente digitalizados. Numa primeira fase serão disponíveis os números integrais e depois os suplementos.

Novos materiais entrados: pins anarquistas.

Continuar-se-à a publicação das listas do movimento associativo estudantil , dando-se seguimento a  este projecto.

Novos materiais entrados: leque da campanha de Maria José Nogueira Pinto à CM de Lisboa.

Os materiais gráficos do PCP, em particular os autocolantes, que foram publicados numa entrada comum (ver aqui), passarão a entrar de forma diferenciada como já acontece em entradas como  esta PCP – CÉLULA DE ALVALADE ).

Novos materiais entrados: cartaz da Festa 10 Anos Chili Com Carne.

Para além da publicação das entradas habituais, que se aproximam hoje de metro e meio linear de livros, jornais, papéis, objectos  por semana, estão previstas uma série de entradas especiais, cobrindo alguns fundos recentemente entrados e outros já existentes no ARQUIVO e que estão a ser trabalhados. Entre as entradas que estão a ser organizadas contam-se:

– um conjunto de livros, jornais e papéis oriundos de um resto de biblioteca guardado numa antiga mercearia histórica  da Figueira da Foz pertencente à Misericórdia, oferecidos por Joaquim Barros de Sousa (nota em breve):

– um dossier sobre as eleições presidenciais de 1951 (panfletos, recortes, manuscritos e dactiloscritos, etc.);

– Frente Socialista Popular, incluindo não só os materiais recentemente entrados, mas os fundos de arquivo já existentes;

– documentos originais, manuscritos, circulares internas, actas de reuniões e outro material relativo à Liga Comunista Internacionalista nos anos 1975-7, incluindo o dossier relativo à fusão LCI-PRT;

– materiais oriundos da Madeira, quer do PSD, quer do PS.

Novos materiais entrados: jornal dos Weatherman.

Agradeço a  Mafalda Braz Teixeira, o seu imenso trabalho para o EPHEMERA, a Conceição Frutuoso de Melo (materiais do PSD); Correia de Jesus (materiais da Madeira), a José Guedes Mendes (materiais da União Operária Revolucionária), a Jorge Carreira Maia (um documento dum grupo de colaboradores do jornal 1º de Maio) e a muitos outros (como JS, RM, José Gomes, Cristina Batista, etc.),  que tem tornado possível a cobertura de vários eventos, em particular manifestações.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta