NOVIDADES, ENTRADAS E VÁRIOS

O arquivo de recortes é uma parte importante do ARQUIVO em geral e funciona em complemento com as pastas organizadas em três categorias principais: ORG (para as entidades emissoras organizacionais, ou para-organizacionais); PERIÓDICOS (boletins, fanzines, jornais, revistas, folhas volantes, numeradas e datadas) e ARQUIVO (fundos de documentos, manuscritos, fotografias, correspondência, etc., com uma origem ou génese comum). O sistema de categorias do EPHEMERA corresponde ao mesmo sistema no ARQUIVO, quer para os periódicos, quer para os papéis por entidade emissora, quer para os recortes organizados por palavras-chave, que reproduzem as categorias do ARQUIVO e acrescentam as biográficas (BIO nas categorias do EPHEMERA) e temáticas (TEMAS nas categorias do EPHEMERA).  O conjunto está arquivado por ordem alfabética quer no ARQUIVO ELECTRÓNICO no computador, quer fisicamente nas estantes (embora o problema do espaço seja já grande).

Existem também várias bases de dados (em MS Access, depois da migração efectuada já há vários anos das várias versões do Dbase, e a aproximarem-se do limite do espaço máximo, pelo que terão que emigrar para outro software),  que acompanham as categorias da organização física e electrónico dos materiais, a que se acrescentam algumas outras dados. As bases de dados relacionais que existem são CRONO, ( base de dados cronológica, com tudo o que tenha data ou possa ser datado relativo aos anos 1926-1974, e que tenha relevância para os meus trabalhos sobre história contemporânea),  BIO, ORG, PERIÓDICOS, GEO, PSEUDO (base de dados de pseudónimos para os trabalhos sobre PCP, extrema-esquerda, etc.), BIBLIO (base de dados bibliográfica, a mais prejudicada pela falta de tempo e substituída pela digitalização das capas dos livros no arquivo electrónico e entradas por autor) , AUDVIDEO, etc.

Todo este trabalho é de amador, usando software comercial (MS Office, Paperport, WordPress, etc.), ocupa imenso tempo na cadeia de montagem da informação, mas facilita muito a produção. Quando tenho que escrever um artigo,  ensaio ou livro, quase que posso garantir não haver informação perdida que tenha na minha posse e ela encontra-se organizada e facilmente acessível.

Voltando aos recortes, várias pastas foram actualizadas com a mais recente informação. entre as quais:

– Unabomber (novas investigações):

– relações EUA – Israel, discurso de Obama sobre Médio Oriente, etc. (é dessa pasta que consta o anúncio aqui publicado);

– fim do mundo anunciado pelo pastor Harold Camping (em complemento da entrada FAMILYRADIO.COM);

– Al Qaeda;

e várias outras.

*

Dentro do critério de completar materiais e pastas já existentes, entraram no ARQUIVO:

Cartaz de um espectáculo de Dulce de Oliveira, em complemento do seu LIVRO DE RECORTES .

Foto de Francisco Sousa Tavares a falar num jantar da oposição (data e local não identificado)

Etc.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta