NOTÍCIAS, AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

O número de visitantes médio do EPHEMERA conheceu um aumento para o dobro nas últimas semanas, situando-se acima dos mil diários. No dia 25 de Abril atingiu cerca de 20000 visitas, um recorde absoluto. A colaboração dos amigos e leitores do EPHEMERA, cada vez mais, cada vez mais dedicados e activos, é a principal razão desse crescimento muito significativo. O papel dos leitores fora de Portugal, muitos dos quais estrangeiros, mas também portugueses em viagem e na diáspora continua a pesar de forma significativa nas visitas. Brasil com cerca de 10% de visitantes, soma-se a Espanha, Alemanha, França, Reino Unido, EUA, Macau (China), Holanda Suécia, Bélgica, Grécia, Angola. Suíça, Moçambique, Argentina, Cabo Verde, por esta ordem, no número de visitantes consistentes ao EPHEMERA.

*

O que aqui fica registado, muito para além do que existe no meu ARQUIVO / BIBLIOTECA pessoal, é um retrato dos tempos portugueses de hoje, visíveis na rua, nas paredes, em cartazes, panfletos e tudo o mais que aqui se “arquiva”. Muita gente consulta e utiliza o EPHEMERA, incluindo muitos jornalistas que utilizam estes materiais e regra geral não citam. Não faz mal, o que interessa é a divulgação de muito do que aqui está para se perceber Portugal e a sua história. E nesse sentido muitos pedidos de consulta, informação, e cedência de conteúdos têm sido feitos e, na medida do tempo possível, respondidos.

Entre iniciativas que utilizam materiais do EPHEMERA cito o livreiro / alfarrabista In-Libris que fez uma página especial na sua montra sobre os livros proibidos e utilizou as reproduções que aqui tem vindo a ser publicadas de despachos originais  da Censura.

*

Agradeço a JS, RM, António Leal, Sandra Bernardo, José Carlos Santos, Maria da Conceição Faustino, Maria Viterbo, Isabel Santiago Henriques, Rui Carlos, Rafael Antunes, Alberto Fernandes, Afonso Tavares Santos Pereira, entre outros, a colaboração que têm dado nos últimos dias ao EPHEMERA, mesmo quando ainda não foi possível publicar muito do material enviado. Saliento a cobertura em directo da ocupação da Es.Col.a da Fontinha, que veio a público na Rede através do EPHEMERA muito antes dos jornais online a terem referido.

*

Agradeço a Manuel Barros Marques mais uma entrada de materiais vindos da sua biblioteca (ver AGRADECIMENTOS: ENTRADA DA BIBLIOTECA E ESPÓLIO DE MANUEL BARROS MARQUES) . Entre os materiais entrados destaco duas colecções bastante numerosas de revistas, incluindo a revista soviética  Spoutnik, e a francesa Charlie Mensuel, um arevista de banda desenhada fundamental na contra-cultura dos anos setenta.

*


Agradeço a Júlio Rocha e Sousa a oferta de muitos dos trabalhos monográficos que tem publicado, centrados na região do Paiva, mas também, como é o caso do seu estudo sobre os pelourinhos, cobrindo todo o país.

*

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply