NÚCLEO DA FAMÍLIA PACHECO PEREIRA: AMÉRICO JACINTO MACHADO, COLUMBÓFILO

Com a reunificação dos papéis familiares em curso, após a morte de Álvaro Gonçalo de Lima Pacheco Pereira há cerca de um mês, vai-se iniciar um conjunto de publicações associadas ao Núcleo da Família Pacheco Pereira. Apesar de Álvaro Pacheco Pereira, meu pai, ter nos seus últimos anos de vida iniciado uma organização dos papéis familiares cobrindo essencialmente dois séculos, muitos encontram-se apenas separados em pastas e envelopes, nalguns casos agrupados após a morte de um familiar, muitas vezes associados aos objectos e outras espécies com idêntica origem.

É o caso dos papéis, colecções, correspondência, recortes, fotografias e manuscritos do meu avô materno, Américo Jacinto Machado, de que mais tarde se fará uma notícia mais completa. Américo Jacinto Machado foi militar, cavaleiro equestre, atleta (entre outros desportos praticava pólo aquático), e após a sua saída do exército devida a uma queda de cavalo, trabalhou no Instituto Pasteur no Porto. Era igualmente um amador de columbofilia e um filatelista reputado e muito conhecedor dos selos portugueses.

Aqui se regista a sua actividade como columbófilo nos anos trinta e quarenta do século XX, uma actividade completamente passada em desuso, mas que conheceu entre as duas guerras europeias uma grande popularidade. Em França, por exemplo, era um dos “desportos” operários   mais populares, associado ao movimento sindical e às organizações socialistas e comunistas. O meu avô tinha adaptado o sótão de sua casa a um pombal e participava activamente em competições e actividades das sociedades e grupos columbófilos do Porto e do Norte de Portugal. Ainda me recordo de ver nesse sótão, muitos anos de pois de abandonar a columbofilia e quando se dedicava mais à filatelia, os restos das gaiolas dos pombos e outras estruturas de madeira com elas associadas.

Aqui se publicam uma série de documentos e materiais associados com essa actividade.

Fotografia de grupo: Américo Jacinto Machado é o primeiro à direita da fila de baixo.

Recortes soltos sobre columbofilia, referindo as suas actividades e discurso em jantares de confraternização e de recolha de fundos de solidariedade para os mais pobres.

Páginas de um caderno de recortes.

Diplomas de prémios dos pombos em concurso.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply