HOSPITAL DOS LIVROS (2): RESTAURO E ENCADERNAÇÃO DE LIVROS DE BIBLIOTECAS DOADAS

Pierre Larousse, Fleurs historiques des dames et des gens du monde. Clef des allusions aux faits et aux mots célèbres que l’on rencontre fréquemment dans les ouvrages des écrivains français, 1862.

Esta edição, oriunda da biblioteca familiar, é mais rara porque contém as fotografias originais coladas ao papel do livro.

Com dedicatória dos autores a Teresa Leitão de Barros.
*

Regressaram do restaurador / encadernador cerca de 50 livros que se encontravam em mau estado ou a necessitar de encadernação. A prioridade para essa intervenção é dada aos livros oriundos de bibliotecas e espólios doados, em consideração da vontade dos doadores de garantir a preservação de espécies, muitas vezes abandonadas durante anos  em sítios impróprios, ou impossíveis de restaurar devido aos custos associados. Na sua maioria, estes livros vieram da ESPÓLIO DA FAMÍLIA COTTINELLI TELMO E FAMÍLIA LEITÃO DE BARROS / ESPÓLIO DO CORONEL MARQUES LEITÃO, ESPÓLIO MAURÍCIO PINTO / JUDITE MENDES DE ABREU, de um conjunto de livros vindos da  Figueira da Foz, e , por fim, alguns com origem na biblioteca familiar. Alguns exemplos:

Ver  HOSPITAL DOS LIVROS (1) A SEXTA EDIÇÃO DA “ENCYCLOPEDIA BRITANNICA”

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta