PARA A HISTÓRIA DOS CARTAZES DAS MANIFESTAÇÕES DE 2 DE MARÇO (2)

Ver PARA A HISTÓRIA DOS CARTAZES DAS MANIFESTAÇÕES DE 2 DE MARÇO.

Novas informações de Pedro Cortesão Monteiro sobre os cartazes da manifestação de 2 de Março:
Oficinas-Populares-2013Já agora, e no sentido de contribuir para essa história a fazer, envio-lhe um documento fundamental (que talvez desconheça) e que me foi enviado a meio de Fevereiro por um dos elementos do Colectivo Que Se Lixe a Troika — o panfleto/convocatória das tais “oficinas populares”. 
Não sei no fim quantas se organizaram, mas creio que poucas. Houve uma, central, publicitada de véspera, que se realizou no Marquês antes do início da manifestação. A nossa, na FA-UTL, foi coisa de 4 pessoas acompanhadas pelos filhos (que depois também ajudariam a carregar os cartazes resultantes durante a manifestação…) Estranhamente, ou talvez não, os estudantes da Faculdade ignoraram por completo o evento. 
Ao que sei, realizaram-se ainda duas oficinas no Porto (uma na Oficina Arara), outra no Montijo e outra em Faro. Poderão ter sido mais (houve manifestações de interesse de Tavira, na ESAD das Caldas, etc.)

(…) PS — Eu fui apenas um dos organizadores da OP da FAUTL e autor de alguns dos cartazes que de lá saíram. Não tenho qualquer relação com o dito colectivo (acho, aliás, o slogan muito infeliz), e, sobretudo, não tenho qualquer mérito nesta bela ideia das OP’s. 

 *
Há umas semanas que faço parte do grupo de pessoas “Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas”, que está a organizar a manifestação de 2 de Março 
Propus, na última reunião/plenário, a criação de Oficinas Populares que no espírito da de Paris, criada em Maio de 1968, possam criar, discutir, reproduzir e distribuir imagens de protesto associadas à manifestação.
 
Entretanto afinámos algumas ideias e nos últimos dias redigi o pdf que vos envio em anexo.
 
Cada Oficina é totalmente independente. 
Apenas apelamos a que os cartazes/imagens criadas incluam informação sobre a manifestação, mas isso não é obrigatório.
O importante é que se aproveite o talento, a energia e os meios reunidos por designers, artistas e outros criadores de imagens para uma causa que nos diz respeito a todos.
 
O grupo “Que se Lixe a Troika” apenas centralizará informação sobre cada uma que poderá vir a ser criada, e redistribuirá pela net imagens que venham a ser produzidas.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply