ENTRADAS: MAIS MATERIAL DE EUCLIDES GOULART DA COSTA

28-09-12 (1)xxx (2)Entraram no ARQUIVO / BIBLIOTECA, por aquisição, mais um conjunto de documentos, originais, correspondência, fotografias, recortes, etc., relativos ao diplomata de origem açoriana, Euclides Goulart da Costa,  cônsul em Honolulu, Havana, Boston, S. Francisco, S. Paulo, Barcelona, na primeira metade do século XX, e autor de vários livros. Esta é o terceiro grupo de materiais adquirido, num espólio que tudo indica  ter sido disperso.

Neste grupo entrou um conjunto de correspondência (que será tratada posteriormente), um álbum de fotografias e várias fotografias dispersas, e um conjunto de textos de carácter pessoal (por exemplo, umas impressões da travessia do deserto no Novo México e Arizona, em 1917)  e outros relativos á sua actividade diplomática (como a correspondência sobre o asilo concedido a dois congressistas cubanos devido às suas actividades revolucionárias em 1933).

Existe também um álbum luxuoso e bizarro sobre “o primeiro cão do mundo a ter passaporte diplomático”, com fotografias do animal e vários artigos aparecidos na imprensa.

Scanner_20150202 (26)

O conjunto de fotografias, para além das fotografias de família e pessoais de Euclides Goulart da Costa, inclui fotos originais sobra a alta sociedade açoriana e a sua ligação com as colónias de emigração nos EUA. Um outro conjunto de fotos retrata aspectos da vida diplomática nos anos de Salazar.

Fotografias pessoais,  dos Açores e dos EUA.

Pedro Teotónio Pereira, Embaixador de Portugal no Brasil, encontra a colónia portuguesa de S. Paulo (1946?). Goulart da Costa, então cônsul em S. Paulo está ao seu lado.

Uma recepção na Embaixada da China em Roma.

Ver  PAPÉIS DE EUCLIDES GOULART DA COSTA

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply