NOTÍCIAS DO EPHEMERA: ESTADO DO TRATAMENTO DOS ESPÓLIOS

IMG_5862

Terminou este fim de semana a arrumação em grosso de todos os materiais e livros pertencentes ao espólio de Nuno Rodrigues dos Santos. Tudo o que é papel, correspondência, notas, circulares, originais de artigos, manuscritos, etc. foi separado e teve uma ordenação ainda muito inicial. Todos os livros já foram separados por secção e alguns já integrados na área respectiva, com relevo para uma colecção de livros de filosofia do século XIX, e várias publicações cientificas de Matemática, Zoologia, Meteorologia e Medicina. Os livros não são apenas de Nuno Rodrigues dos Santos, mas também de Fernando Brederode e doutros membros da família, cobrindo diferentes interesses e actividades profissionais.

Um aspecto muito importante desta arrumação final foi a identificação e separação dos livros que se encontravam em mau estado, sem capas, desconjuntados e, nalguns casos, incompletos, incluindo vários números deteriorados da Revue de Paris das últimas décadas do século XIX. Foi nesta revista que Balzac e Flaubert publicaram algumas das suas obras. Conseguiu-se montar um número significativo de exemplares completos, que vão agora ser encadernados.

Começou também o desencaixotamento da biblioteca de Vítor Crespo, após montagem das estantes originais e separação dos livros dos papéis do seu espólio. Vai ser um trabalho longo, dado que falamos de vários milhares de livros, mas a parte que já está separada é uma notável colecção de livros e publicações sobre as questões do ensino superior e o papel da Universidade, numa perspectiva internacional comparada. Um primeiro esboço de organização do seu espólio será em breve publicado, seguindo uma cronologia de natureza biográfica e tendo em conta os seus cargos e funções públicas e políticas mais importantes (ver ENTRADA NO ARQUIVO / BIBLIOTECA DO ESPÓLIO DO PROF. VÍTOR CRESPO.)

.

1 Comment

Deixar uma resposta