EPHEMERA: ENTRADAS, NOTÍCIAS E AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que permitiram uma cobertura muito significativa dos eventos do 1º de Maio, com destaque para Lisboa, Porto e Leiria. Agradeço a JS, RM, José Carlos Santos, Alberto Fernandes, Maria Faustino, António Leal e outros, o trabalho que tiveram e de que resultaram mais de um milhar de fotos, dezenas de documentos e outros materiais, que ainda não foram completamente publicados.

*

Está feito o acordo com uma das mais prestigiadas editoras portuguesas para a publicação de uma colecção dos materiais mais relevantes do ARQUIVO / BIBLIOTECA. A colecção será autónoma, terá um grafismo próprio, adaptado aos diferentes tipos de publicação. Mais tarde se fará um anúncio mais detalhado em colaboração com a editora.

Copy of IMG_5834Estão previstos e em preparação mais adiantada quatro livros, todos feitos por amigos do EPHEMERA, num caso em co-autoria comigo. Incluem uma colecção de fotografias estenopeicas de António Campos Leal tiradas nos espaços do EPHEMERA (e publicadas no Ano Internacional da Luz); uma correspondência amorosa real travada entre 1935 e 1943 entre uma costureira e um empregado de escritório, cujo título provisório será Amorzinho; o primeiro de uma série de catálogos dos autocolantes portugueses (os do PPD, 1974-6), feito ao modelo dos catálogos de selos e destinados a coleccionadores, investigadores  e curiosos sobre  esse aspecto relevante da propaganda política depois do 25 de Abril; e , por último, uma publicação também original e que penso sem precedentes em Portugal, uma história oral de um edifício, o prédio oitocentista que funcionou como escola, posto da GNR, Junta e habitação , feita com depoimentos de antigos alunos e mesmo de alguns locais que passaram pela masmorra existente (ver foto das grades). O prédio  na Vila da Marmeleira, depois de restaurado,  tem hoje uma parte do ARQUIVO / BIBLIOTECA.

Neste último caso, renovo o APELO à colaboração de estudantes de História com interesse na história oral, que queiram colaborar neste projecto.

*

Agradeço a Henrique Neto o envio dos materiais da sua candidatura presidencial.

*

Agradeço a Rui Simões a oferta de alguns dos cartazes vietnamitas que estiveram expostos na Escola Superior de Comunicação Social no âmbito de um Seminário de Comunicação Intercultural,  e cuja apresentação fiz na Escola a 22 de Abril.

*

Agradeço a Miguel Baltazar um primeiro envio de materiais relativos às eleições gerais no Reino Unido de 7 de Maio de 2015.

APELO aos amigos do EPHEMERA que estão no Reino Unido para recolherem o maior número possível e a mais variada documentação dessas eleições.

(Continua.)

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta