Posted by: JPP | 17/07/2015

ARNALDO FLEMING – ESPÓLIO E BIOGRAFIA

(Carimbo)

Por oferta de Manuela Fleming,, entrou no ARQUIVO / BIBLIOTECA  há algum tempo o espólio de Arnaldo Fleming, que está a ser separado e organizado. Várias notas no EPHEMERA já incluem material desse espólio.

Ver

LETRAS

ENTRADAS: LIVROS SOBRE POLÍTICA, COMUNISMO, SOCIALISMO, MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS E OS PAÍSES SOCIALISTAS – 2º SÉRIE

ENTRADAS: LIVROS SOBRE A CHINA

ENTRADAS: LIVROS SOBRE POLÍTICA, COMUNISMO, SOCIALISMO, MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS E OS PAÍSES SOCIALISTAS

ENTRADAS: ESPÓLIO DE ARNALDO FLEMING

Em complemento publica-se uma nota biográfica mais detalhada.

foto Arnaldo Fleming

 

Arnaldo Fleming nasceu a 31 de Julho de 1943 no Porto e faleceu a 30 de Dezembro de 1997. Casou-se com Manuela Fleming, em Paris, onde vivia, e teve dois filhos, Pedro e João.

Professor Universitário, Sociólogo e Editor. Foi  co-autor do livro : “Temas de Sociologia“ , Ed. Afrontamento,  e Redactor das Revistas  científicas “Cadernos de Ciências Sociais”, e “Sociedade e Território”.

Foi fundador , em 1963, das Edições Afrontamento, no Porto  e  mais tarde seu Director Editorial,  até ao ano do seu falecimento em 1997.  No mundo dos livros, foi também fundador da Cooperativa Livreira e Livraria “Erva Daninha”.

Foi também Presidente do Conselho de Administração da empresa de Comunicação e Imagem “Mediana”, tendo-se igualmente evidenciado como dirigente cooperativista na FENACHE (Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica).

Foi fundador da Cooperativa de Habitação Económica “Solidariedade e Amizade”, SACHE, em 1978,   e seu Presidente desde 1985 até 1997, tendo sido homenageado , em cerimónia pública, pela Direcção da SACHE, em 31 de Maio de 2004.

Fez os seus estudos superiores em Paris, cidade onde a partir dos anos 60 viveu exilado, após se ter recusado a participar na Guerra Colonial. Na Universidade de Paris, licenciou-se em 1972, em Sociologia e em Economia Política. Obteve também o Diploma pelo “Institut  International de Recherche et Formation en vue du Developpement” (IRFED) e pelo “Institut d’Etude du Developpement Economique et Social” (IEDES). Foi Responsável da “Equipe de Recherche” do “Centre de Documentation sur le Portugal”, na Universidade de Paris VIII.

Regressou a Portugal depois do 25 de Abril e leccionou Sociologia na Faculdade de Economia do Porto, desde 1975. Leccionou também no Instituto Superior de Serviço Social  do Porto diversas disciplinas de Sociologia Urbana, Economia do Desenvolvimento e Cooperativismo, de 1974 até 1989. Assumiu importantes cargos directivos nas instituições universitárias onde foi Professor.

Foi  Redactor da Revista “Cadernos de Ciências Sociais” de que foi o principal promotor e editor, até ao nº 19/20. Este último nº,  foi editado em Janeiro de 2000 e dedicado à Memória de Arnaldo Fleming.

Proferiu numerosas Conferências  em Congressos Científicos e em eventos culturais, de que se destaca a sua última conferência intitulada “A Editorial Afrontamento” proferida  nas “Jornadas sobre el libro en España y Portugal”,  promovidas pela Fundación Rei Afonso Henriques, em 1 de Dezembro de 1997, Zamora, Espanha.

Arnaldo Fleming foi ainda um persistente militante político, desde os anos 60. Integrou o movimento dos católicos progressistas, no âmbito do qual desenvolveu inúmeras acções antifascistas. Ajudou a fundar o Movimento de Esquerda Socialista (MES), de que foi dirigente e em meados dos anos 80 aderiu ao Partido Socialista (PS).


Deixar uma resposta

Categorias