ENTRADA DE UM IMPORTANTE ARQUIVO DO MES E DE OUTRAS ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS

Imprensa e publicações do MES.

Agradeço a João Neves a oferta de um importante arquivo do MES e de materiais de outras organizações nacionais (PCP, CDE, FAP, CMLP, FPLN, UC, PCP(R), UDP, movimento estudantil, etc.) e estrangeiras (Movimiento Comunista, organizações italianas, etc.). O arquivo do MES duplica muitos materiais do espólio central que o próprio João Neves, que encerrou a última sede do movimento e acondicionou os papéis, fez seguir para o Centro de Documentação 25 de Abril. João Neves foi “dirigente estudantil do MES e na fase final aquando da divisão em 2 correntes fiz parte da equipa de direcção duma delas (com Augusto Mateus, para simplificar)“.

Para além de colecções integrais da imprensa interna, e de muito material das relações externas do MES (por exemplo com o Movimiento Comunista espanhol, de que há também muito material interno), existe muita documentação única, a começar pela extensa série de manuscritos com notas das reuniões.

Com esta oferta de João Neves e em complemento com a  de Isabel Godinho (AGRADECIMENTO E ENTRADA DE UM ARQUIVO DE PAPÉIS DO MES, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES POPULARES, ETC. ), uma feita no Sul e outra no Norte,  o ARQUIVO / BIBLIOTECA  fica com uma colecção muito completa do MES, uma das mais importantes organizações da esquerda radical depois do 25 de Abril.

Publicações de várias organizações da esquerda radical antes do 25 de Abril.

Publicações estrangeiras.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta