EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (19 A 25 DE OUTUBRO DE 2015)

EM ACTUALIZAÇÃO

O EPHEMERA  EM MESTAS DE CON NAS ASTÚRIAS NO

XI INTERCAMBIO DE PEGATINAS POLÍTICAS

Neste encontro estiveram presentes alguns dos maiores coleccionadores e especialistas em autocolantes (“pegatinas”) políticos, entre eles alguns amigos que já tinham colaborado com o EPHEMERA enviando materiais espanhóis e ajudando, com a parte portuguesa das suas colecções, a completar o volume Autocolantes do PPD, sendo citados nos seus agradecimentos. Entre os presentes encontravam-se Miguel Sánchez Gutiérrez, durante muito tempo responsável pelos arquivos de Hunosa, a grande empresa estatal de minas, grande coleccionador e co-autor de Imágenes para la Historia. Sindicato de los Obreros Mineros de Asturias 1910-2000 que teve a gentileza de oferecer;  Juan Léon Sanchez, nosso anfitrião , grande coleccionador, conhecedor e organizador do livro La Pegatina: Un Instrumento de Propaganda. Elecciones Autonómicas y Municipales en Asturias 1979-2007, que também nos ofereceu; Miguel Ángel Gutiérrez,  Cinta González;  Jose Lopez Laiz,  Carlos Varela Aenlle, Javier Garcia, Boni Elkoro, Luis Daza, Eliseo Gómez, Raúl Uriendes, Roza de la Tabierna entre outros.

O “intercambio” é isso mesmo: um encontro entre coleccionadores e interessados, que colocam em cima de várias mesas o que têm repetido e deslocam-se para a do vizinho a ver se, entre o que ele trouxe, há alguma coisa que lhe falte. Nada é vendido e nada é comprado, nem sequer é trocado no sentido habitual do termo: cada um leva o que quer, um ou dois autocolantes ou vinte ou trinta.  São gente muito especial, como é vulgar encontrar entre aqueles que têm a “loucura mansa” de coleccionar, gente com muita história e muita vida e de uma grande generosidade.

O ARQUIVO/BIBLIOTECA fica-lhes a dever muito , pelas razões que a seguir se referem, e tive o gosto de os convidar para uma visita a Portugal em 2016.

DSCF6160[1]

Alguns destes coleccionadores, que vieram de várias partes de Espanha, de Navarra, de Andaluzia, da Galiza, das Asturias, são já há algum tempo Amigos do EPHEMERA e tem enviado regularmente muitos materiais. Mas o que nos trouxeram para este encontro é em tão grande número, tão valioso e tão interessante, que demorará meses a ser tratado, organizado e colocado aqui. Trouxeram livros, jornais, revistas, DVDs, CD Roms, emblemas e pins, calendários,, bandeiras, cartazes, balões, folhetos, brochuras, revistas, “papeletas” de voto, canetas, aventais, lenços, caixas de fósforos, caixas de mortalhas, preservativos, chaveiros, bonés, copos, isqueiros, mealheiros, leques, etc…  e, claro, muitos autocolantes.

“Parece que pilhamos as Astúrias…”

O mérito desta recolha é ainda maior visto que a maioria habitualmente não junta estes materiais, mas passou a ter uma caixa própria para os reunir para o EPHEMERA. Dados os contactos próximos que têm com as actividades políticas, sindicais e associativas  em Espanha, assim como as diferentes campanhas eleitorais, é possível prever um fluxo contínuo de materiais espanhóis reflectindo uma vida política muito complexa, entre partidos nacionais, autonómicos, nacionalistas, causas locais e nacionais, etc.

Livros e brochuras.

DVDs

Alguns CDRoms entrados.

Mealheiro.

Objectos: preservativos, mortalhas, caixa de lápis e balão.

Objectos: fitas, canetas.

(Mais detalhes, em breve.)

COLECÇÃO EPHEMERA: O TERCEIRO VOLUME A CAMINHO

Com o excelente grafismo da Tinta da China a Colecção fica assim:

O EPHEMERA  LÁ FORA

*

Continuam a ser utilizados materiais do EPHEMERA na comunicação social e na Internet.

Num artigo “Quando o PS precisou do PSD para governar” no Observador são utilizados documentos do espólio Vítor Crespo .

Em Stoppt die Rechten imagens do EPHEMERA.

AGRADECIMENTOS, ENTRADAS, ETC.

Agradeço a João Soares a oferta de uma colecção (completa?) dos materiais e campanha do PS a nível nacional e no distrito de Lisboa, que permitiram complementar as entradas ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2015 – PS e ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2015 – PS – JUVENTUDE SOCIALISTA.

*

Agradeço a António Gentil Martins a oferta de várias pastas com documentos e recortes dos anos de 1974-6. Alguns exemplos  dos materiais que entraram e que estão a ser digitalizados:

*

A “construção” de um autocolante para um convívio do PCP.

Agradeço a João Osório a oferta de um conjunto de materiais dos anos 1974-9. Entre eles está  uma “janela” muito especial sobre aos anos da Revolução: 122 horas de gravações das reuniões, plenários e outra documentação da Comissão de Trabalhadores da FIL. Uma amostra ainda sem selecção de um Plenário de Maio de 1975 (vale a pena depois do minuto 33):

Plenário

Uma lista detalhada das gravações encontra-se disponível aqui.

Em breve, haverá mais notícias sobre várias ofertas de colaboração da maior relevância para o trabalho do EPHEMERA.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta