EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (14 A 20 DE DEZEMBRO DE 2015)

EM CONSTRUÇÃO

APELO AOS AMIGOS DO EPHEMERA

Neste momento, o ritmo das ofertas e das aquisições semanais subiu muito. De igual modo, tem havido um crescente número de voluntários para trabalhar no ARQUIVO / BIBLIOTECA. A conjugação destes dois factores torna necessário a criação de uma espécie de entreposto em Lisboa, onde se possa recolher material, dar-lhe um primeiro tratamento e organização e ter um posto de digitalização. Assim, os materiais para o ARQUIVO (principalmente estes) já entrariam no local onde ficarão armazenados, numa fase mais avançada de organização, e eventualmente já digitalizados. Por isso, precisamos da cedência de um espaço que não precisa de ser muito grande, com condições mínimas para que se possa fazer estes trabalhos, ou pro bono, o que seria ideal para não agravar as despesas, ou com uma renda nominal. De nossa parte podíamos fazer pequenas obras de manutenção, garantir os gastos de electricidade e água e cuidar da segurança do espaço. Há por toda a cidade imensos espaços vazios, lojas em particular, e pequenos apartamentos vagos, que  podem servir para este objectivo,. A acessibilidade  é também importante. O período da cedência seria de cerca de dois anos.

Obrigado. 

EM CURSO

20 de dezembro de 2015

Não tenho publicado de forma sistemática no EPHEMERA  materiais do PCP na clandestinidade, que tenho colocado numa série intitulada CORPUS DOCUMENTAL DO PCP nos ESTUDOS SOBRE O COMUNISMO. Porém, com a falta de tempo para actualizar os dois blogues tem-se vindo a acumular muito material por divulgar e resolvi, sem abandonar o blogue mais especializado, começar também a publicar aqui muitos dos documentos entrados. A regra é publicar apenas originais que se encontram no ARQUIVO / BIBLIOTECA, embora possa evoluir para criar um inventário bibliográfico de fontes primárias, mesmo as de que não há original.

CUNHAL IV

CUNHAL IV E AMORZINHO

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

NOTA

Tem havido um número muito significativo de ofertas para o ARQUIVO / BIBLIOTECA,  a que não tem correspondido a capacidade para a sua recolha, em várias partes do país. Nenhuma está esquecida e todas estão a ser seguidas com o maior dos cuidados. Peço desculpa pelo atraso e, às vezes, a resposta fora de tempo. Mas nenhuma ficará perdida.

*

Agradeço a João Oliveira, mais uma oferta de um conjunto de brochuras políticas oriundas do movimento marxista-leninista.

*

ESPÓLIO DO CORONEL JOÃO SALAVESSA MOURA (1922-2003) E DE SUA FAMÍLIA

Livros da contabilidade pessoal de António Mendes Salavessa (Cebolais de Cima, Castelo Branco), anos vinte, trinta e quarenta..

Entraram esta semana mais uma série de caixas com origem neste espólio (ver NOTÍCIAS DO EPHEMERA: NOVOS ESPÓLIOS, OFERTAS, AGRADECIMENTOS), incluindo agora algum material de sua família. Neste grupo de papéis foram separados desde já os seguintes pastas:

  •  Papéis de António Mendes Salavessa:
  • Papéis de João Salavessa Moura – Documentos pessoais.
  • Papéis de João Salavessa Moura – Militaria.
  • Papéis de Isabel Salavessa: movimento estudantil; MRPP; livros das Edições Vento de Leste; etc.

Livros e brochuras.

Panfletos.

PERIÓDICOS ANTIGOS

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta