EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA ( DE 11 A 17 DE JANEIRO DE 2016)

EM CONSTRUÇÃO  / ACTUALIZADO

Ver  EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA ( DE 11 A 17 DE JANEIRO DE 2016) – SUPLEMENTO DA BIBLIOTECA

AGRADECIMENTOS, ENTRADAS, ACORDOS, COLHEITAS EM CABO VERDE

Copy of IMG_7026

Agradeço ao senhor Presidente da República de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca não só as condições que me ofereceu para poder, (durante uma estadia em Cabo Verde a seu convite para realizar duas conferências, no Mindelo e na Praia,  por ocasião do feriado nacional que comemora a realização das primeiras eleições livres e o fim do regime de partido único), proceder a um trabalho de recolha de materiais para o ARQUIVO / BIBLIOTECA, como também a oferta de muitos dos seus livros e artigos.

Agradeço igualmente a Hermenegildo Carvalho, assessor especial do Presidente da República, ter-me acompanhado durante várias visitas, contactos e recolhas, assim como pela sua oferta  de vários volumes da sua biblioteca pessoal,  assim como materiais de arquivo para o estudo da história política recente de Cabo Verde.

Agradeço a David Hopffer Almada, activo participante na vida política de Cabo Verde, deputado, membro do governo e antigo candidato presidencial, distinto advogado, escritor, pela oferta de um vasto conjunto de livros de sua autoria.

Agradeço aos dirigentes do MPD e do PAICV a oferta de materiais dos seus partidos, em particular relativos às próximas eleições legislativas e o acordo para manter um fluxo de documentação para o EPHEMERA.

Outros livros e documentos.

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Tem havido um número muito significativo de ofertas para o ARQUIVO / BIBLIOTECA,  a que não tem correspondido a capacidade para a sua recolha, em várias partes do país. Nenhuma está esquecida e todas estão a ser seguidas com o maior dos cuidados. Peço desculpa pelo atraso e, às vezes, a resposta fora de tempo. Mas nenhuma ficará perdida.

*

20160113_151151

Agradeço a Paula Pereira a oferta de parte da biblioteca de seu pai Joaquim Rodrigues Pereira, advogado e editor, da Nobel, em Coimbra. Em breve mais detalhes.

*

Máquina de escrever e copiógrafo da Arcada, “espécie de Gabinete de Imprensa que funcionava no Ministério do Interior, coligindo a informação de todos os ministérios e enviando-a para os jornais” no período do Estado Novo (segundo Diana Andringa).

Copy 4 of Artigo publicado por ocasião dos 125 anos do DN (1988)

Começou a entrar no ARQUIVO  a  importante doação feita por Mário Jorge Flora de Almeida do Espólio de seu Pai e Avô, Júlio de Almeida (1890-1966) e Armando Jorge de Almeida (1918-1992) (Ver EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA ( DE 3 A 10 DE JANEIRO DE 2016).

Na nota detalhada que se fez na semana passada referia-se o  “caso pouco comum de uma família com duas gerações de jornalistas“. Mário de Almeida chamou-me a atenção para que o caso era ainda menos comum visto que se tratava de quatro gerações de jornalistas ligados predominantemente ao Diário de Notícias. Num artigo publicado comemorativo do 125 anos do jornal em 29 de Dezembro de 1988, faz-se referência às diferentes gerações de jornalistas da família Almeida.

 

*

Agradeço a António Gomes Marques a sua oferta de materiais da campanha presidencial de Henrique Neto.

*

Agradeço mais uma vez a Jorge Henriques que continua um trabalho notável de recolha de materiais, cuja publicação está em curso.

*

COLECÇÃO EPHEMERA

AUTOCOLANTES DO PPD

central_parque

Programa “Central Parque”, na RTP3 recomenda Autocolantes do PPD.

LUZ NOS LIVROS

*

O  EPHEMERA FORA DO EPHEMERA

observador

O jornal online Observador publicou 65 imagens do Ephemera numa peça sobre as presidenciais.

NOTÍCIAS

Publiquei um depoimento sobre as minhas actividades no Centro Nacional de Cultura antes do 25 de Abril, na obra colectiva coordenada por Guilherme de Oliveira Martins, Liberdade da Cultura. Preparar o 25 de Abril, Gradiva, 2015.

CUNHAL IV DUAS VISÕES

Cunhal IVJosé Manuel Fernandes no Observador  acusa o livro de ser um “registo quase hagiográfico da figura de Álvaro Cunhal“, por não repetir as acusações, sem nenhuma sustentação histórica ou documental, feitas por um conjunto de ex-comunistas como Cândida Ventura, Semprún, um antigo secretário de Salazar,  e outros (inclusive a PIDE), sobre a “crueldade” de Cunhal e várias malfeitorias avulsas; Miguel Urbano Rodrigues no Diário   acusa-me exactamente do contrário, dar atenção e “crédito a fontes que o não justificam“, por exemplo, “citando opiniões de gente sem credibilidade, que insinua que Álvaro Cunhal sentiu inicialmente muita simpatia por Alexandr Dubcek“. Entre essas pessoas está o próprio Álvaro Cunhal.

Registo os seus julgamentos políticos, e registo também que, em Portugal, a “guerra fria” em matéria de história continua.

UM OBJECTO POR SEMANA

ZPPALDEF5810_RD

Uma garrafa de água da Metropolitan Transportation Authority.

OS NOSSOS AMIGOS

Na Radiotelevisión del Principado de Asturias | Radiotelevisión del Principáu d’Asturies,  uma entrevista:  Miguel Sánchez llega con su  colección de 75.000 pegatinas políticas.” (9 minutos a partir de 1:40:00).
*
0
*
Exposição de materiais políticos, na Conferência anual do Fianna Fáil (Fianna Fail Ard Fheis), organizada por Alan Kinsella (http://irishelectionliterature.com), amigo irlandês do Ephemera. Alan está no meio na da primeira foto. A seguir fará  outra exposição no Fine Gael Ard Fheis

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta