EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 18 A 24 DE ABRIL DE 2016) – SUPLEMENTO ESPECIAL

26 de março de 2016

Continua o trabalho com os Amigos do Ephemera que se ofereceram como voluntários. Para além da organização dos materiais já depositados e que estão em processo (com relevo para os papéis do Coronel Hasse Ferreira, e a colecção de autocolantes), precisamos de começar a organizar  recolhas dirigidas. Exemplos: a luta dos taxistas da ANTRAL  contra a Uber, os conflitos com os suinicultores em vários locais do país e todo o trabalho de recolha no 1º de Maio.

ESTA SEMANA ESTAREMOS LÁ A TRABALHAR, A RECEBER OS AMIGOS DO EPHEMERA E AS ENTREGAS DE MATERIAL PARA O ARQUIVO –  DIA :TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DAS 17 ÀS 19 HORAS.

 

O PRIMEIRO DEBATE DO EPHEMERA 

Pegatina EphemeraRealizou-se na Associação 25 de Abril o primeiro debate organizado pelo ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA  com uma palestra de Miguel Sánchez Gutierrez sobre os “Autocolantes como instrumento de reivindicação política”. Na mesa estiveram José Pacheco Pereira, o anfitrião Presidente da Associação Coronel Vasco Lourenço, Henrique Cayatte que fez a apresentação e falou  sobre a genealogia do autocolante e Miguel Sànchez Gutierrez, um dos “pegatineros”, coleccionador , estudioso do papel das imagens na acção cívica, sindical e política e durante muitos anos o responsável pelos arquivos mineiros das Astúrias.  Miguel Sánchez Gutierrez deu uma entrevista à TVI, que fez uma reportagem sobre o evento.

ZPPALDEF_3723_resize

*

A estadia de Miguel Sanchez Gutierrez em Portugal foi feita em conjunto com uma delegação de alguns dos maiores coleccionadores de autocolantes (“pegatinas”) de Espanha, Cinta Gonzalez Castilla, Miguel Angel Gutierrez (Guti) e Yoli Fernández,  cobrindo as Astúrias, Andaluzia e a Galiza. Todos com colecções de várias dezenas de milhares de autocolantes. Visitaram o ARQUIVO / BIBLIOTECA, e podemos confrontar as nossas experiências não só sobre problemas de recolha, inventariação e conservação, como sobre a evolução histórica  e o papel na propaganda dos autocolantes.

Aspectos da visita ao ARQUIVO / BIBLIOTECA, em que também participaram Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes (os autores do último livro da colecção EPHEMERA), e António Baltazar Lourenço, um dos grandes coleccionadores portugueses de autocolantes, e seus familiares.

*

2016-04-24 21.47.22

IMG_2865

Agradeço a todos as valiosas ofertas que trouxeram de Espanha para o ARQUIVO / BIBLIOTECA , a começar por uma pequena escultura mineira, assinada pelo Comando Minero (M. Sánchez e J. Tovaris) e dedicada ao EPHEMERA “con afecto y cariño”.

Foram também oferecidos ao ARQUIVO vários milhares de autocolantes, livros, bandeiras, panfletos, CDs. discos em vinil, cartazes, etc., que dão à  colecção espanhola já existente uma dimensão muito considerável.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta