EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2016)

EM ACTUALIZAÇÃO

Ver  EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA ( (DE 11 DE ABRIL A DE 1 DE MAIO DE 2016) – SUPLEMENTO DA BIBLIOTECA

APELO AOS AMIGOS DO EPHEMERA

Vão realizar-se uma série de manifestações  e eventos no dia Primeiro de Maio por todo o país. Este é o habitual apelo para que nos cheguem o maior número de registos fotográficos, para além de cartazes, panfletos, pins, etc. Em Lisboa é mais fácil conseguir alguma coisa (mesmo assim falta sempre muito), Aveiro e Leiria tem amigos do EPHEMERA que tem coberto o que se passa, mas falta ainda muito país.

Obrigado a todos.

*

26 de março de 2016

Continua o trabalho com os Amigos do Ephemera que se ofereceram como voluntários. Para além da organização dos materiais já depositados e que estão em processo (com relevo para os papéis do Coronel Hasse Ferreira, documentos sindicais, e a colecção de autocolantes), precisamos de começar a organizar recolhas dirigidas. Exemplos: a luta dos taxistas contra a Uber, os conflitos com os suinicultores em vários locais do país e todo o trabalho de recolha no 1º de Maio. Toda a ajuda é bem vinda.

IMG_2891

ESTA SEMANA ESTAREMOS LÁ A TRABALHAR,

A RECEBER OS AMIGOS DO EPHEMERA E

AS ENTREGAS DE MATERIAL PARA O ARQUIVO

TERÇA-FEIRA,3 DE MAIO DAS 17 ÀS 19 HORAS

QUINTA-FEIRA, 5 DE MAIO DAS 17 ÀS 19 HORAS.

IMG_0430

Vitrina provisória exposta na Ler Devagar com materiais de propaganda das eleições americanas de 2016-7 entrados no ARQUIVO.

*

PRIMEIRO DEBATE DO EPHEMERA

Pegatina Ephemera

 Autocolante Instrumento da Reivindicação Política no Estado Espanhol.

Foi para nós um prazer que Miguel Sánchez Gutierrez tenha escrito sobre a sua vinda a Portugal “ha sido un experiencia que se da algunas veces en el camino y esta lo ha sido con mayúsculas“.

Os materiais trazidos pelos nossos amigos espanhóis estão a ser tratados, organizados e digitalizados, mas tornam o ARQUIVO / BIBLIOTECA, um instrumento relevante para trabalhos comparativos sobre a propaganda política ibérica.

*

COLECÇÃO EPHEMERA 

Estão em preparação os  próximos volumes da colecção EPHEMERA para a Tinta da China.

  • Fernando Pereira Marques,  “Uma Nova Concepção de Luta” – Materiais para a História da LUAR e da Resistência Armada em Portugal;
  • José Pacheco Pereira / Júlio Sequeira, Catálogo de Autocolantes de Organizações da FUR (FSP, LCI, LUAR, MES, PRP-BR).

NOVO LIVRO NAS LIVRARIAS A 13 DE MAIO

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradeço mais uma vez e mais que merecidamente a Jorge Henriques cujo contínuo fluxo de informação, quer em forma física quer digitalizada, muito tem contribuído para complementar o ARQUIVO / BIBLIOTECA,  em particular pela cobertura do Distrito de Aveiro..

*

Agradeço ao nosso vizinho da Ler Devagar Pietro cuja oferta de cartazes dos anos de 1975-7  veio complementar a colecção desses anos.

*

Entrega do dia de salário dos ferroviários ao Ministro do Trabalho (1975).

Encontro da delegação dos sindicatos ferroviários com Vasco Gonçalves (1975).

Assembleia dos Ferroviários.

Agradeço mais uma vez a Graciete Caldeira que levou ao espaço da Ler Devagar mais uma série de pastas com material sobre sindicatos da CGTP, papéis do PCP, fotografias, livros,  panfletos, etc.

*

Agradeço a Carlos Gomes, autor do Blogue de Lisboa [http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/], a colaboração e a partilha do seu vasto arquivo fotográfico sobre as manifestações realizadas em Lisboa nos últimos anos. Algumas não estavam documentadas no EPHEMERA pelo que se preenche assim uma lacuna.

COISAS QUE NOS INTERESSAM

image

Livros

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta