EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 2 A 8 DE JANEIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO 

*

À MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES

(1924-2017)

copy-of-img_5048

amigo, companheiro e camarada.

*

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016

complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO (com a secção DISCOS já avançar e as outras ainda embrionárias), OBJECTOS  (com as BANDEIRAST-SHIRTS  LENÇOSBONÉSPRATOS e AZULEJOS a avançarem)  e ICONOGRAFIA ( ainda vazia).

img_5259

ENTRADA DA SEMANA: Fotografias do jovem Álvaro Cunhal em férias em S. Pedro de Muel (1931).

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

*

CONTINUA O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral).

Site  com material que não foi usado no filme.

Obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

*

O resultado, como seria de esperar, foi um surto de visitas ao blogue e ao Facebook, de “gostos”, de assinaturas, de ofertas de material, de novos voluntários, de pessoas que querem arranjar espaço e oportunidades para as actividades locais do EPHEMERA. Foi tanta coisa em tão pouco tempo, que a todos peço desculpa pela morosidade da resposta, mas tudo e todos serão respondidos.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira,  e outros (em breve.)

*

scanner_20161228-5

Passaporte de Vítor Crespo quando Vice-Reitor da Universidade de Lourenço Marques.

Entre as entradas relativas ao Espólio Vítor Crespo, recentemente oferecidas por sua filha Raquel, encontrava-se um conjunto de cassetes cujo conteúdo era desconhecido. A digitalização dessas cassetes permitiu já ter uma ideia da sua importância para a história da Universidade de Lourenço Marques  desde a sua concepção até ao período em que Vítor Crespo foi o seu Vice-Reitor e depois Reitor. Embora o seu conteúdo não tenha sido ainda inventariado, há pelo menos uma cassete com uma longa discussão sobre  o modelo a seguir para a  Universidade, que inclui o Ministro Veiga Simão, Vítor Crespo, e uma série de altos funcionários do Ministério, e especialistas, incluindo ingleses (presume-se da Universidade de Surrey). A maioria das pessoas nesta gravação não estão identificadas. Uma segunda gravação identificada na cassete como “confidencial”, é a de uma reunião entre Vítor Crespo e responsáveis da Associação Académica relativa à proibição de um documento que pretendia discutir a guerra colonial (ver extracto). A data deve ser 1971.

Ver

REPRESSÃO E CENSURA DAS PUBLICAÇÕES E DA RÁDIO DA UNIVERSIDADE DE LOURENÇO MARQUES (1971) – DOCUMENTOS DO ESPÓLIO VÍTOR CRESPO

A LUTA PELA “AUTONOMIA” NA UNIVERSIDADE DE LOURENÇO MARQUES (2) – A ASSEMBLEIA MAGNA DE 11 DE DEZEMBRO DE 1971 – DOCUMENTOS DO ESPÓLIO DE VÍTOR CRESPO

A LUTA PELA “AUTONOMIA” NA UNIVERSIDADE DE LOURENÇO MARQUES – DOCUMENTOS DO ESPÓLIO DE VÍTOR CRESPO

*

Agradeço a Paulo Marques a oferta de um conjunto de livros e materiais do CDS, incluindo livros, brochuras, panfletos e cartazes.

*

Mais em breve.

*

EX-LIBRIS DE LIVROS ENTRADOS NA BIBLIOTECA

*

COLECÇÃO EPHEMERA

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply