EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 9 A 15 DE JANEIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO 

*

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016

complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO,  e OBJECTOS  (a mais avançada)  e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS nos PORTA-CHAVES, com a entrada desde já de mais de 200 espécimes e na ICONOGRAFIA nos  CARTAZES Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências.

E começaram a entrar as bebidas.

Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

*

COLECÇÃO DE CARTAZES DO MUNDO DA CANÇÃO

Começou a digitalização dos cartazes do espólio do  Mundo da Canção.

À MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES

(1924-2017)

img_5639

Estamos a recolher todos os materiais, fotografias, objectos, documentos, histórias, textos, relativos ao funeral de Mário Soares, pelo que fazemos um apelo aos nossos amigos e leitores para nos enviarem tudo o que tenham disponível sobre esse evento. Em complemento, continuaremos durante uma semana a publicar material inédito ou de difícil acesso sobre a vida e obra de Mário Soares.

img_5667

Flores recolhidas no funeral de Mário Soares que serão conservadas no ARQUIVO / BIBLIOTECA.

*

CONTINUA O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral).

Site  com material que não foi usado no filme.

Obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

*

O resultado, como seria de esperar, foi um surto de visitas ao blogue e ao Facebook, de “gostos”, de assinaturas, de ofertas de material, de novos voluntários, de pessoas que querem arranjar espaço e oportunidades para as actividades locais do EPHEMERA.

Foi tanta coisa em tão pouco tempo, que a todos peço desculpa pela morosidade da resposta, mas tudo e todos serão respondidos.

*

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

copy-of-ccf10012017_0031

No espaço do EPHEMERA na LER DEVAGAR, tem havido um fluxo considerável de ofertas e de trabalho voluntário. Aí continuam os trabalhos relativos a uma primeira organização do arquivo a que chamamos “Santos Pousada”,  por ter vindo de uma casa na Rua de Santos Pousada no Porto. Trata-se de um vastíssima correspondência familiar e comercial, durante quase todo o século XX centrada em Alberto Soares Ribeiro, comerciante do Porto. A correspondência dos membros da família em Portugal, no Brasil e em Angola abrange milhares de cartas e trata não só das actividades comerciais de vários dos seus membros (no ramo dos tecidos e das malhas), como impressões sobre os eventos da época e os interesses de cada um dos correspondentes. Um exemplo, é a participação de um dos membros da família no Brasil em grupos espíritas. Embora seja ainda cedo para ter uma ideia mais detalhada do interesse global do arquivo, vários núcleos de correspondência e algumas cartas individuais têm bastante interesse.

 Publicações espíritas brasileiras enviadas para Portugal.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira,  e outros (em breve.)

*

copy-of-20170112_182253

Agradeço a Rui Carneiro mais um conjunto de ofertas ligadas à Frente Socialista Popular de que foi um dos mais activos dirigentes. A  ENTRADA DA SEMANA  foi exactamente uma das suas ofertas: o selo branco da organização.

*

ccf11012017_0001

Agradeço a José Filipe Sepúlveda da Fonseca a oferta de uma colecção completa do boletim monárquico Arautos d’El-Rei e outros materiais de movimentos monárquicos e conservadores, que serão em breve digitalizados e publicados.

*

Agradeço a José Manuel Salvado Mouco a oferta de um conjunto de livros, periódicos e autocolantes.

*

madaba_04

Agradeço a Manuela Monteiro uma série de fotografias de murais aqui publicados ( JORDÂNIA – MURAIS E GRAFITOS SOBRE A QUESTÃO DA MULHER (MADABA, JANEIRO DE 2017).

ccf09012017_0021

Agradeço a Pedro Alves mais uma oferta de cartazes e panfletos, na sua maioria relativos ao movimento sindical da função pública.

*

Mais em breve.

*

EM LISBOA

EXPOSIÇÃO SOBRE AS ELEIÇÕES AMERICANAS DE 2016  NA ESCS (JANEIRO DE 2017)

ccf09012017_0046

10-de-janeiro-de-2017-2

Veja-se notícia da Sábado e no site da ESCS.

*

COLECÇÃO EPHEMERA

A anunciar em breve.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply