Posted by: JPP | 24/03/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 20 A 26 DE MARÇO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.

copy-of-efemeros

TRABALHOS EM CURSO

Procedeu-se à digitalização do antigo livro de actas do Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira, correspondentes aos anos cinquenta e sessenta do século XX, e que já tinha sinais de alguma deterioração. Uma das actas é relevante para a história do ARQUIVO visto que se refere à mudança da antiga escola sediada num dos edifícios, onde hoje se encontra parte do ARQUIVO / BIBLIOTECA, para as novas escolas do Centenário, em Janeiro de 1955. A acta, que se encontra reproduzida em baixo, é um documento importante para a história do edifício e da Vila da Marmeleira, pelo que APELAMOS AOS NOSSOS TRANSCRITORES a sua passagem a texto processado. O texto pode ser ampliado.

UM “COMPANHEIRO/A”  (A COMPANION) PARA OS LIVROS DA COLECÇÃO EPHEMERA

Como muitas vezes acontece, uma vez publicado um livro na Colecção Ephemera, aparecem materiais complementares que ajudam a ilustrar ou a documentar o livro em causa e que seriam incluídos numa nova edição, ou que podem funcionar como “companheiros / as”, na tradução imperfeita da expressão inglesa muito comum para determinado tipo de livros, como a companion,  do livro em causa. Em muitos casos não “cabiam” no livro original, mas são complementos naturais que a Rede permite publicar e actualizar. Vamos iniciar uma série de “companions” no site do EPHEMERA  e aí acrescentar nova informação entretanto recolhida ou novos materiais que entraram no ARQUIVO. Por exemplo, mais fotografias estenopeicas de António Campos Leal que não foram usadas em Luz nos Livros,  listas dos livros, filmes e peças de teatro que foram referidas po Maria de Lourdes e Alfredo na correspondência de Amorzinho;   OCUPAÇÃO DO CONSULADO PORTUGUÊS NO LUXEMBURGO (4 DE JUNHO DE 1971),  na página do livro de Fernando Pereira Marques sobre a LUAR.

 *

EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM TORRES VEDRAS

PROVA DE CONTACTO

 *

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

(Em breve.)

Agardeço a Pedro Rodrigues (o Pedro Rodriguez do cartaz) a oferta deste raro cartaz de 1974, para além de outros materiais.

*

Cartazes sobre a luta pela libertação de Rui Gomes.

Agradeço a Graça Ribeiro a oferta de uma magnifica colecção de materiais políticos anteriores e posteriores ao 25 de Abril, incluindo movimento estudantil e associativo, organizações políticas, associações populares, sindicatos etc. Quando digo “magnífica”, o adjectivo tem todo sentido. Não só em extensão, – 22 caixas e embrulhos, alguns de grande dimensão,- como pelo valor do seu conteúdo, que posso apenas antever pela colecção de cartazes, os primeiros pacotes que abri. Trata-se de panfletos, brochuras, livros, fotografias, imagens, cartazes, etc. Tudo se encontra em excelente estado de conservação e bastante organizado.  Em breve, daremos mais notícias, à medida que se forem abrindo as caixas.

*

VALE A PENA “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA DE FORMA DIFERENTE NO

EPHEMERA – SITE

Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO, estas páginas permitem ver a colecção  de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana. Estão em construção novas páginas e outras são acrescentadas todos os dias.

*

Em breve, estarão a público na Rede uma série de quatro filmes feitos em diferentes salas do ARQUIVO em 360º, pela equipa do Rafael Antunes. Podem ser vistas com estes óculos ou manipulando uma tablet ou telefone inteligente, permitindo “passear” pelos diferentes espaços. Trata-se apenas de uma parte pequena do conjunto, mas signifiicativa. No dia 21 de Abril, em Torres Vedras, numa sessão de apresentação da Colecção Ephemera haverá uma sala e óculos de realidade virtual para os visitamtes.

*

Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

(Mais notícias em breve.)

 *

O DETECTIVE DOS PAPÉIS

Esta foto encontrava-se num amontoado de fotos de diferentes proveniências, numa loja de velharias, sem qualquer indicação. Será que um dos nossos amigos pode dizer-nos mais alguma coisa: que farda é esta, que condecorações, ou qualquer outro pormenor? Quem teria feito, pessoa ou organização, e em que ano, autor ou autores, este cartaz e estes autocolantes anti-CDS?

 Quem terá mandado fazer estes cartazes? E em que data?

*

debates35

*

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA  26 de março de 2016

(Em breve.)

*

TRABALHOS NO

img_3608

Ver aqui.

*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

No dia 21 de Abril ,haverá uma pequena exposição de materiais usados nos livros da Colecção Ephemera, e uma sessão de apresentação colectiva da colecção com todos os autores. Está prevista a exibição do filme em 360º feito por Rafael Antunes e a sua equipa de três salas do ARQUIVO. Estes eventos decorrem na Galeria Municipal de Torres Vedras.

(Mais informação em breve.)

TRABALHOS EM VIANA DO CASTELO

*

COLECÇÃO EPHEMERA


Deixar uma resposta

Categorias