Publicado por: JPP | 07/04/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 3 A 9 DE ABRIL DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO.

copy-of-efemeros

POR QUE É QUE VALE A PENA INSISTIR EM “NÃO DEITE NADA FORA”

Ephemera_cartazes_promo

É evidente que nem tudo se justifica guardar, é evidente que nem todos os papéis merecem ser guardados, mas, desde inicio, o EPHEMERA divulga a mensagem de que “não deite nada fora”. Ainda recentemente, na recolha de um pequeno espólio, a família dizia, “guardamos os livros, os papéis deitamos fora”. Ora, dada a natureza do espólio, os papéis eram certamente preciosos. Porém a nossa insistência dá frutos, como é o caso desta arca abandonada numa casa que esteve ela própria a deteriorar-se, também abandonada, até que houve a decisão de a demolir. Chovia dentro de casa e muitas coisas estragaram-se, mas esta arca tinha miraculosamente protegido cerca de uma centena de livros, periódicos e outros papéis. Agradeço a Jorge Figueiredo, o empreiteiro encarregado das obras, ter trazido para o EPHEMERA  a arca com os livros que, noutras circusntância, teriam sido deitados ao lixo.

IMG_5933

Na arca está uma pequena bilbioteca republicana e maçónica, e alguns docuemtos e fotos originais, que permitem identificar o seu proprietário como sendo Álvaro Coelho dos Santos Mineiro, que foi admnistrador do concelho da Chamusca (1914). Os livros encadernados têm algum bolor superficial, mas os outros estão em muito bom estado de conservação. Estão a ser limpos e expostos ao sol e ao ar, para depois integrarem a bilbioteca.

Diploma maçónico de Álvaro Mineiro.

EM SANTARÉM

Onde se falou do ARQUIVO / BIBLIOTECA  e do trabalho do EPHEMERA.

A CAMINHO DAS LIVRARIAS – O NOVO LIVRO DA COLECÇÃO EPHEMERA

Exemplos de páginas do livro.

Saiu o 6º volume da Colecção Ephemera, o  catálogo dos autocolantes de organizações da Frente de Unidade  Revolucionária (FUR), incluindo a FSP, a LCI, a LUAR, o MES e o PRP-BR. Na sequência do volume sobre os autocolantes do PPD (1974-6) , esta é a segunda tentativa de fazer um catálogo de autocolantes ao modelo dos catálogos de selos, numerando e datando os diferentes espécimes, fornecendo os dados possíveis sobre autoria, tiragens, tipografias, etc. É uma tarefa de enorme dificuldade, pela desaparição dos dados, pela  dispersão das colecções, assim como pela ausência de qualquer corpus fiável que permita  constituir uma base de partida.

PROJECTOS DE CARTAZES PARA O EPHEMERA

Projectos de Miguel Januário.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

ÁLVARO MINEIRO – DOCUMENTOS, FOTOGRAFIAS, PAPÉIS

*

basco

Agradeço a Javier Garcia o contínuo fluxo de materiais provenientes do País Basco.

*

irlanda

Agradeço a Alan Kinsella e Liam Byrne o envio de centenas de documentos e objectos que documentam a actividade política irlandesa.

*

PUBLICAÇÕES VÁRIAS

PUBLICAÇÕES SOVIÉTICAS EM INGLÊS

Continuam a entrar e a ser organizados livros, brochuras e panfletos ingleses e em inglês, oriundos dos envios da Irlanda.

*

Entrou, por aquisição, um número considerável de relatórios das Convenções do Socialist Labor Party, dos anos 30 a 60 do século passado.

*

Entraram, por aquisição nos EUA, mais de quinhentos folhetos de propaganda eleitoral americana do século XX, essencialmente de campanhas presidenciais. As campanhas presidenciais de John Kennedy, Nixon, McGovern, Mondale, L.B. Johnson, Carter, Ford, Reagan, George Bush, Goerge W. Bush, Hillary Clinton, Obama, assim como a de muitos “hopefuls”, passam a a estar representadas no ARQUIVO pelos seus documentos políticos, manifestos, tomadas de posição e propaganda negativa de uns candidatos contra outros.

(Veja-se em cima alguns exemplos do mater)..

*

LIVROS E PAPÉIS DE MANUEL SENA RÊGO

(Detalhes em breve.)

*

LIVROS E PAPÉIS DE FRANCISCO FREIRE

(Detalhes em breve.)

*

EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM TORRES VEDRAS

 *

O PROJECTO DO INTERFERENCE ARCHIVE

Interference Archive from Frieze on Vimeo.

*

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

*

VALE A PENA “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA DE FORMA DIFERENTE NO

EPHEMERA – SITE

Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO, estas páginas permitem ver a colecção  de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana. Estão em construção novas páginas e outras são acrescentadas todos os dias.

Nova secção: DESENHOS

*

Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

(Mais notícias em breve.)

 *

FILMES EM 360º DO ARQUIVO / BIBLIOTECA

Já estão no site do Expresso e no Facebook (1, 2, 3, 4),  uma série de quatro filmes feitos em diferentes salas do ARQUIVO em 360º, pela equipa do Rafael Antunes. O número de visualizações no seu conjunto  já ultrapassou as várias  dezenas de milhar. Podem ser vistas com estes óculos ou manipulando uma tablete ou telefone inteligente, permitindo “passear” pelos diferentes espaços. Trata-se apenas de uma parte pequena do conjunto, mas signifiicativa. No dia 21 de Abril, em Torres Vedras, numa sessão de apresentação da Colecção Ephemera, haverá uma sala e óculos de realidade virtual para os visitamtes.

Como escrevi numa pequena introdução ao EPHEMERA no Expresso;

É um trabalho pioneiro em Portugal, e dá a imagem “borgeana” da biblioteca universal, ou daquilo que eram no passado os “gabinetes de curiosidades”, que coloca visualmente este arquivo e biblioteca numa linha de combate contra a usura do tempo, que é a da Memória. O lema do Arquivo e dos “cidadãos arquivistas” que o mantêm é que a preservação da Memória do Passado, é uma arma para a Democracia do Presente.”

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

Quem conhece mais detalhes sobre estes “quicos” (da Mocidade Portuguesa?,  masculinos ou femininos?),  que nos ajude a identificar a sua proveniência?

RESPOSTA: segundo o que consta aqui estamos perante bivaques da MP, da ala nº 1 de Aveiro (J.S.).

*

debates35

*

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA  26 de março de 2016

(Em breve.)

*

Ver aqui.

*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

No dia 21 de Abril ,haverá uma pequena exposição de materiais usados nos livros da Colecção Ephemera, e uma sessão de apresentação colectiva da colecção com todos os autores. Está prevista a exibição do filme em 360º feito por Rafael Antunes e a sua equipa de três salas do ARQUIVO. Estes eventos decorrem na Galeria Municipal de Torres Vedras.

(Mais informação em breve.)

TRABALHOS EM VIANA DO CASTELO

(Mais informação em breve.)

*

COLECÇÃO EPHEMERA


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias