Posted by: JPP | 19/05/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 15 A 21 DE MAIO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

GREAT BIG BAG OF STUFF CHEGARÁ EM BREVE …

… do Reino Unido.

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

(ISTO ESTÁ TÃO GRAVE QUE TENHO MESMO QUE REPETIR ESTA NOTA .)

*

APELOS

Na próxima semana temos, pelo menos 4 eventos que precisamos de cobrir (fotos, panfletos, cartazes, T-shirts, etc.

 Apelamos aos nossos amigos e voluntários a ajudar-nos a documentar estes eventos.

Segunda, 22, os brasileiros vão protestar contra Temer, no Camões, às 18..
Quarta, 24, a CPPC vai protestar contra a NATO no Camões.
Quinta, 25, a mesma coisa no Porto
Domingo, 28, os venezuelanos vão concentrar-se em Aveiro.

*

debates35

AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO

VENEZUELA

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradeço a Maria Joaquim Magalhães Rodrigues, a oferta de um conjunto de papéis de seu marido recentemente falecido, José Jorge Magalhães Rodrigues, activista sindical e  militante do MES. Entre eles encontram-se muitos panfletos, jornais, relatórios do MES, e de outras organizações revolucionárias dos anos setenta e oitenta, fotografias e outra documentação relevante. Os documentos estão ainda em organização.

(Ver em cima alguns exemplos.)

*

Vasco Masssapina escreve ao República em 1975.

Agradeço a Isabel Massapina a oferta de um vasto conjunto de pastas contendo documentação do arquitecto Vasco Massapina (1947-2012), incluindo jornais, panfletos, recortes, manuscritos, etc. referentes quer aos anos do PREC e ao MFA, como ao MES. Os documentos estão ainda em organização.

João Paulo Bessa escreveu sobre ele um texto memorialístico.

Imprensa revolucionária militar.

*

Agradeço a Manuel Pereira a oferta de uma colecção do fanzine Os Bárbaros, editado em Coimbra por alguns alunos da Faculdade de Letras, e do recente número de Troubled Sleep.

*
Renovo o agradecimento a Prazeres Labrincha pelo envio de propaganda da segunda volta das eleições presidenciais francesas.

*

EPHEMERA FORA DO EPHEMERA

Errata: os filmes são de autoria de Rafael Antunes e a sua equipa.

*

Materiais do ARQUIVO / BILBIOTECA foram usados para realizar esta série de filmes sobre a fuga dos PIDEs de Alcoentre de Catarina Neves para a SIC.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

Foi constituída uma associação cultural sem fins lucrativos chamada  ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA © com o objectivo de criar uma base institucional ao trabalho do EPHEMERA.  O acesso a espaços, o apoio privado e público, a realização de protocolos com instituições privadas e públicas como é o caso das universidades, o acesso ao crowdfunding e ao mecenato, são necessidades tendo em conta o crescimento exponencial do nosso trabalho e o valor dos fundos doados ou adquiridos. Continuaremos a depender essencialmente do trabalho voluntário e dos nossos próprios recursos, o arquivo e a biblioteca continuarão a ser privados até que haja uma outra solução institucional, mas a intenção é  ser cada vez mais o “mais público dos arquivos privados”.

*

VALE A PENA “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA DE FORMA DIFERENTE NO

EPHEMERA – SITE

Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO, estas páginas permitem ver a colecção  de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana. Estão em construção novas páginas e outras são acrescentadas todos os dias.

*

Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

Site  com material que não foi usado no filme.

 *

Já estão no site do Expresso e no Facebook (1, 2, 3, 4),  uma série de quatro filmes feitos em diferentes salas do ARQUIVO em 360º, por Rafael Antunes e a sua equipa. O número de visualizações no seu conjunto já ultrapassou as várias dezenas de milhar. Podem ser vistos com estes óculos, ou manipulando um tablet ou telefone inteligente, permitindo “passear” pelos diferentes espaços. Trata-se apenas de uma parte pequena do conjunto, mas signifiicativa.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

(Mais notícias em breve.)

 *

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

(Em breve.)

*

EPHEMERA EM LISBOA/ PORTO/ TORRES VEDRAS / VIANA DO CASTELO

TRABALHOS NA  26 de março de 2016

Ver aqui.

 *

COLECÇÃO EPHEMERA

CARTAZES DO EPHEMERA

Cartazes  de Miguel Januário.

Está feita uma primeira tiragem destes cartazes que podem ser enviados a quem pretenda colocá-los em locais públicos.

*


Deixar uma resposta

Categorias